28/02/2024

Como fazer um currículo para vendedor? Dicas práticas!

Por Santa Portal em 28/02/2024 às 11:00

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O mundo corporativo é muito competitivo, exigindo que o currículo para vendedor seja atrativo e atualizado constantemente. 

Esses profissionais são essenciais para o sucesso dos negócios. Afinal, são a ligação direta entre o produto ou serviço e os clientes e consumidores.

Nesse sentido, quem está buscando recolocação no mercado precisa saber destacar as habilidades, experiências e conquistas. Quanto mais ênfases o candidato conseguir colocar em suas competências, mais seu currículo irá se sobressair aos outros.

Por isso, separamos várias dicas práticas para você construir o currículo para vendedor e conseguir a tão sonhada vaga.

O que um currículo para vendedor precisa conter?

Não há dúvida de que qualquer currículo para vendedor deve destacar habilidades, cursos, experiências e conquistas nessa área.

Além disso, esse documento deve ser claro, objetivo e ter uma dose de persuasão para mostrar ao recrutador que você é o candidato adequado.

Com um currículo de vendedor exemplo você pode adaptar os itens de acordo com a vaga e as exigências da empresa. No entanto, é importante que as informações tenham uma certa lógica, como uma sequência.

Levando isso em consideração, a estrutura básica de um currículo para vendedor é composta por:

  • Informação de contato;
  • Objetivo profissional (opcional);
  • Resumo das qualificações (opcional);
  • Experiência profissional;
  • Formação acadêmica;
  • Habilidades e competências;
  • Premiações e recompensas (opcional);
  • Atividades extras, como trabalho voluntário ou cursos realizados (opcional);
  • Referências (opcional).

Cada um dos itens precisa estar alinhado às necessidades da empresa e corresponder a vaga que está em aberto. Apesar dessa estrutura ser a mais recomendada, nada impede que o candidato modifique o documento para  cada oportunidade específica.

Dicas práticas para criar currículo para vendedor

Com a estrutura em mãos, é hora de pensar no que escrever em cada uma das seções. Obviamente as informações de contato são simples e não carecem de maiores esclarecimentos.

Inclua seu nome completo, telefone e e-mail, preferencialmente. Caso queira, também pode acrescentar suas páginas nas redes sociais, como o LinkedIn, se achar isso cabível.

Demonstrar que você entende minimamente da tecnologia e está presente no mundo digital pode ser um diferencial, já que a tecnologia pode impulsionar a economia brasileira.

Experiência profissional

A lista das experiências do profissional deve começar pelo último emprego ou cargo exercido. 

O cargo de vendedor está presente nos mais diversos ramos. Por isso, é fundamental analisar o potencial empregador para acrescentar detalhes, funções e atividades realizadas anteriormente e que são relevantes para a vaga em questão.

Além de informações essenciais como o nome da empresa, o cargo e o período, inclua as atividades executadas e, principalmente, os resultados obtidos.

A área comercial é bastante desafiante e o sucesso de um vendedor é mensurado de maneira quantitativa. Ou seja, quantos clientes foram atendidos, o percentual de acréscimo das vendas, o número de clientes perdidos, entre outros.

Sempre acrescente valores numéricos para demonstrar seus feitos. Além disso, use verbos de ação como negociar, organizar, priorizar, coordenar, vender, conquistar, entre outros.

Formação acadêmica

Assim como as experiências profissionais, o grau de escolaridade deve ser elencado do mais recente ao menos recente. Com o nome da instituição, o curso e o ano de conclusão.

Os cursos de especialização ou certificações relacionadas à área de vendas, também podem ser incluídas nessa seção. 

Principalmente quando se trata de um vendedor mais técnico, como na área de tecnologia, engenharia, educação, entre outros.

Quanto mais conhecimento você tiver sobre o setor de atuação, mais preparado se mostrará ao recrutador. Isso será um ponto extremamente forte para sua candidatura.

Habilidades e competências

Em relação a essa seção do currículo para vendedor,  é preciso ser honesto e específico e não incluir apenas as habilidades que são mais demandadas atualmente. Muitos candidatos tendem a se animar e incluir informações inverídicas ou irrelevantes.

Use o espaço para descrever as habilidades e competências necessárias fundamentais ao cargo de vendedor. 

Para impressionar o recrutador, destaque habilidades como o relacionamento interpessoal, comunicação, autogerenciamento, fluência em outros idiomas, organização, dedicação, adaptabilidade às mudanças, entre outros.

Nessa área também é possível incluir traços de personalidade, como ser uma pessoa amigável, criativa e extrovertida. 

Caso tenha algum conhecimento em ferramentas tecnológicas, como Word e Excel, é importante descrever o nível. 

Assim como, se souber usar redes sociais de forma profissional, como criar promoções de marketing, propagandas, panfletos, entre outros.

Informações adicionais e opcionais

Mesmo que esses componentes sejam adicionais, são diferenciais que merecem ser incluídos em um currículo para vendedor.

Um resumo ou objetivo profissional, por exemplo, serve como uma introdução e uma apresentação mais objetiva sobre você. 

Por ter frases curtas e diretas, oferece à empresa uma visão geral sobre seu perfil. É importante construir o objetivo profissional convidativo para despertar a curiosidade do recrutador.

Especificamente em um currículo para vendedor, informações como disponibilidade para viajar, para mudanças, ter horários flexíveis, entre outros, são valiosas.

Aproveite a área final do seu documento para incluir algumas informações extras como trabalhos voluntários ou hobbies. Isso aprofunda o conhecimento sobre seus interesses e personalidade.

É claro, depois de todas essas dicas, um detalhe é muito valioso – a revisão. Antes de enviar seu currículo para vendedor para as empresas contratantes, revise as informações.

Conferir se não há erros gramaticais ou de concordância é o básico que muitas pessoas não fazem. 

Outro ponto que merece destaque é enxugar as informações para que contenham apenas o que é relevante para a vaga e a empresa em questão.

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