Começa greve de 5 mil terceirizados em indústrias da Baixada Santista

Por #Santaportal em 17/05/2016 às 21:41

GREVE – Em assembleia no Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil, Montagem e Manutenção Industrial (Sintracomos), na noite de hoje (17), os trabalhadores terceirizados de indústrias da Baixada Santista rejeitaram proposta patronal para a data-base de maio. Com isso, quase cinco mil operários de 44 empreiteiras contratadas por 14 indústrias de Cubatão, Santos e Guarujá entram em greve a partir das 7h desta quarta-feira (18).

As duas maiores concentrações serão na Ultrafértil Porto, com 1.500 trabalhadores, e na refinaria da Petrobras, com 1.300, ambas em Cubatão.

Eles não aceitaram o reajuste salarial de aproximadamente 7% e o congelamento dos valores de benefícios como vale-refeição e participação nos lucros ou resultados (PLR).

As empresas foram notificas da paralisação, nos termos da lei de greve (7783-1989), na quinta e sexta-feira passadas (12 e 13), com base na assembleia de quarta-feira (11) que já havia rejeitado a oferta.

A expectativa do presidente do sindicato, Macaé Marcos Braz de Oliveira, era que, em negociação na tarde desta terça-feira (17), as empreiteiras melhorassem a proposta.

Segundo ele, a diretoria do sindicato estará disponível para as empresas mandarem nova proposta, inclusive durante a madrugada. Se isso acontecer, ela será submetida aos trabalhadores pela manhã.

As duas maiores concentrações de operários serão na Ultrafértil Porto, onde cinco empreiteiras empregam 1.500 trabalhadores. E na refinaria RPBC Petrobras, com dez empreiteiras e 1.300 empregados.

As terceirizadas ofereceram reajuste salarial conforme o INCC (índice nacional da construção civil) da FGV (Fundação Getúlio Vargas) de maio. Esse percentual, ainda não apurado, deverá ser de 7,19%.

A categoria reivindica o reajuste com base no INPC (índice nacional de preços ao consumidor), que sempre norteou as negociações salariais no polo industrial e que em abril foi de 9,83%. Os trabalhadores querem também 5% de aumento real.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.