Com show de Paulinho e golaço de Neymar, Brasil vence Uruguai de virada e está perto da Copa
Por #Santaportal em 23/03/2017 às 22:45
FUTEBOL – A seleção brasileira não se intimidou com o “caldeirão” do Estádio Centenário e bateu o Uruguai, por 4 a 1, na noite desta quinta-feira (23), pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018. Cavani abriu o placar para a Celeste, mas Paulinho (3) e Neymar marcaram os gols da virada do time canarinho em Montevidéu.
O grande resultado conquistado fora de casa manteve o Brasil na liderança das Eliminatórias Sul-americanas, agora com 30 pontos, sete a mais do que a equipe uruguaia e podendo garantir vaga na Copa do Mundo da Rússia já na próxima rodada – dependendo de uma vitória em seu jogo, aliada a uma combinação de resultados.
A seleção brasileira recebe o Paraguai, na próxima terça-feira (28), às 21h45, na Arena Corinthians. O Uruguai visita o Peru no mesmo dia, às 23h15, em Lima.
O jogo
O Brasil começou a partida pressionando os donos da casa. Com mais iniciativa, a seleção brasileira levava maior perigo ao gol adversário.
Porém, uma bola que foi recuada errada pelo lateral-esquerdo Marcelo, aos nove, deixou o goleiro Alisson vendido no lance. O arqueiro chegou atrasado e cometeu pênalti no atacante Cavani. Na cobrança, o próprio Cavani soltou a bomba e abriu o placar.
O gol animou a Celeste, mas os comandados de Tite não se abateram com o gol. O Brasil continuou jogando da mesma forma e logo chegou ao empate. Aos 18, Neymar acionou Paulinho, que avançou sem marcação e soltou a bomba de longe, acertando o ângulo de Martín Silva: 1 a 1.
Após o gol de empate, o jogo permaneceu equilibrado, com as duas equipes criando boas oportunidades.
No entanto, as redes só voltaram a balançar na etapa complementar. Depois de Neymar levar perigo em cobrança de falta aos cinco, Paulinho virou para a seleção brasileira. Aos sete, o volante aproveitou rebote do goleiro uruguaio, em chute de Roberto Firmino, e apenas completou para o gol vazio.
O segundo gol canarinho levou a seleção uruguaia a partir com tudo para o ataque. Aos 16, em bela cobrança de falta, Cavani exigiu grande defesa de Alisson, que espalmou para escanteio. No lance seguinte, foi a vez de Stuani testar o goleiro brasileiro, que salvou mais uma vez a sua equipe de sofrer o gol de empate.
Mas apesar da pressão da Celeste, o Brasil continuava mostrando força nos contra-ataques. Em um deles, aos 29, Neymar aproveitou chutão dado pelo zagueiro Miranda, dominou a bola e ganhou na velocidade de Coates, antes de encobrir Martín Silva e fazer um golaço no Estádio Centenário: 3 a 1.
O terceiro gol brasileiro fez com que os uruguaios partissem de vez para o ataque, com poucas preocupações defensivas. Bem armada, a seleção canarinho controlou a partida e ainda selou a maiúscula vitória com mais um gol: aos 47, Daniel Alves fez cruzamento perfeito para Paulinho completar de peito para o fundo das redes, decretando a festa brasileira na capital uruguaia.