12/05/2021

Com referências à cultura pop, Olho Roxo é misto de road novel e romance de formação

Por #Santaportal em 12/05/2021 às 08:06

LANÇAMENTO – No meio de uma balada no final dos anos 1990, Nivaldo leva um soco no olho e cai. Mas esse não é o único movimento provocado pela porrada. Em seu novo romance, “Olho Roxo”, publicado pela Realejo Livros & Edições, o escritor e publicitário Leandro Damasceno Leal leva o protagonista da história em busca do passado. Movendo-se no espaço e no tempo, entre regiões, estados e décadas. Para entender o que o levou a ser o que é, para se transformar.

Prestes a completar 40 anos, Nivaldo é também o narrador da história. Escrita pelo próprio protagonista, é um livro dentro do livro. Partindo de 2014, ele relata fatos que tiveram início no réveillon de 1999. Dali, somos levados a 1984, quando Nivaldo era criança, e a antes disso, quando ele ainda nem nascera. A origem do ódio que guia Nivaldo é anterior a ele.

Sete anos depois do seu romance de estreia, “Quem Vai Ficar Com Morrissey?” (2014, Edições Ideal), Leal mostra em “Olho Roxo” uma narrativa fragmentada, habitada por prostitutas, lutadores de boxe, caminhoneiros, assassinos e donas-de-casa perturbadas. Repleto de referências musicais e à cultura pop, “Olho Roxo” é, a um tempo, road novel e romance de formação.

“O livro é embalado por uma coletânea gravada em cassete, como as tantas que fiz na adolescência. Dessa fita, vêm ‘Pale Blue Eyes’ (Velvet Underground) e ‘The Killing Moon’ (Echo And The Bunnymen). Mas também ouvimos Amado Batista ecoando nos auto falantes, enquanto a cantora Kátia canta que ‘não está sendo fácil’ no Globo de Ouro. O cheiro do sabonete Phebo, presente na memória afetiva de tantos, se faz sentir por todas as páginas”, conta o autor.

“Leandro Damasceno Leal se revela em Olho Roxo um ficcionista excepcional. Sua construção de personagens é molecularmente comprometida com os ambientes, de uma brasileirice de doer, por onde eles se movem doloridos e sem dor. Gente com quem trombamos o tempo todo em cada canto do nosso cotidiano, gente de verdade.”, declarou o escritor Reginaldo Prandi no prefácio do livro. 

Sobre o autor

 
Leandro Damasceno Leal nasceu em 1977, em São Caetano do Sul (São Paulo), filho de retirantes pernambucanos. É redator publicitário há mais de 20 anos e em 2014 publicou seu romance de estreia, “Quem Vai Ficar Com Morrissey?”. “Olho Roxo” é o segundo, o primeiro que assina também como ilustrador.

Ficha técnica

Nome: Olho Roxo
Autor: Leandro Damasceno Leal
Ilustrações: Leandro Damasceno Leal
Projeto gráfico: PYNK
Páginas: 328 páginas
Preço: R$59,90
Editora Realejo Edições
Para comprar: https://oseulivreiro.com.br/produto/olho-roxo/

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.