Com maior programação de TV local, Santa Cecília faz história há 25 anos

Por Marcela Ferreira em 26/01/2022 às 10:35

A Santa Cecília TV possui a mais variada programação de televisão local na Baixada Santista, com conteúdos para todos os públicos e gostos. Nos 25 anos do Sistema Santa Cecília de Comunicação, seu papel foi fundamental para moldar uma emissora capaz de conversar com todos os públicos, sem abrir mão da qualidade das produções.

Ao longo dos anos, as mudanças foram inevitáveis e de forma orgânica, a emissora passou a transmitir programas da casa, entre outros, que também são sucesso de audiência. O coordenador de Marketing do Sistema Santa Cecília de Comunicação, Ari Brito, esteve presente desde a fundação do Sistema, e comemora esses 25 anos comentando sobre o empenho em inovar a programação televisiva.

“O Marketing da emissora se deu pelo crescimento dela. Conforme os programas foram crescendo, e o seu jornalismo foi ganhando força, o marketing ganhou força. Os espectadores viam pela tradição, pela qualidade de cada programa, até porque hoje nós temos a maior programação regional na televisão, e é a emissora que mais cobre os eventos e acontecimentos ao vivo, como Carnaval, Baile da Cidade, e tantos outros eventos, você pôde acompanhar pela nossa tela”.

“Participar desses 25 anos é um legado, é uma honra muito grande porque são 25 anos de muito trabalho e muita realização”, completa.

O início dos programas de TV

Durante os anos, Ari conta que foi natural ter rotatividade de programas, mas que o Esporte por Esporte, por exemplo, permanece e ainda atrai milhares de espectadores.

“Programas como o Esporte por Esporte, o mais antigo da casa, que veio da antiga TV Litoral e está no ar há25 anos, esse programa de certa forma moldou a essência da emissora, porque sempre tivemos uma missão de mostrar o regional, e como o esporte regional e o Santos Futebol clube não eram muito exibidos nas TVs na época, acabamos marcando a audiência”.

“Quando a TV estava iniciando, demos prioridade para o jornalismo, desde o início sempre foi produzido pela emissora, e os demais programas eram terceirizados porque não tínhamos muita estrutura e equipe, como já temos hoje. Na época, a prioridade eram as coberturas ao vivo, com transmissões de grandes eventos. Conforme fomos nos consolidando e ampliando as equipes, fomos aumentando a produção de programas próprios. Hoje, acredito que seja um dos momentos que estamos mais equilibrados entre programas da “casa” e terceirizados”, explica.

Variedade na programação

O coordenador de Marketing também conta que a relação equilibrada entre os programas é benéfica por ser capaz de atrair novos públicos. “Um exemplo é o Programa JB. Ele cobre eventos sociais e entrevista personalidades há mais de 20 anos. Ele se prontificou a fazer o programa social de maior audiência hoje na TV regional, com qualidade e eficiência e os telespectadores ganham. A TV exibe o programa com uma audiência boa e ele, por produzir, ganha, apoiadores ganham por ter esse espaço para anunciar e se torna uma parceria assertiva. E esse modelo que encontramos, foi sendo reproduzido em outros segmentos (decoração, entretenimento, religiosos). A partir daí a TV foi se desenvolvendo através dessas iniciativas, e conseguimos alcançar a maior programação de TV local da região, com mais de 40 programas exibidos anualmente, em média”.

Os programas jornalísticos da grade da Santa Cecília TV são aqueles que mais demandam o empenho, segundo Ari. “Desde a fundação [do Sistema Santa Cecília de Comunicação], a prioridade sempre foi o jornalismo. Então, hoje o Caderno Regional e o Bom dia Cidades certamente são os dois programas que mais dedicamos empenho e investimentos. A partir disso, foram sendo incorporados variações desse formato com programa jornalísticos segmentados como o caso do Porto & Negócios, o Rumos e Desafios, o Dois Pontos, o Studio Box.”

Para atingir ainda mais públicos e diversificar a audiência, a aposta é trazer programas variados.

“A programação da Santa Cecília TV é segmentada, e isso é uma das principais qualidades da emissora, o que torna cada programa um grande programa em seu segmento. Por exemplo, o Domingo Esportivo bate recorde de audiência (inclusive na transmissão do YouTube) falando de futebol. O Fronteiras da Ciência atrai o público que gosta de ciências alternativas. O Tudo de Bom, atende o público feminino com variedades e descontração. O Ponto de Vista, alcança a classe política da cidade e assim por diante, então cada um tem seu papel e alcance dentro da sua proposta”, finaliza Ari.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.