Com estoque baixo, Santos muda aplicação da vacina BCG

Por Santa Portal em 18/09/2022 às 07:45

Divulgação/Prefeitura de Santos
Divulgação/Prefeitura de Santos

Para evitar desperdícios de doses, a vacinação de BCG nas policlínicas de Santos foi alterada e, desde quinta-feira (15), está concentrada em algumas unidades, das 9 às 15h. O motivo da mudança é a baixa quantidade do imunizante que o Município tem recebido do Estado, o que está gerando risco de desabastecimento.

A vacina é dada aos bebês na primeira semana de vida e protege contra a tuberculose. Nas policlínicas, é destinada às crianças que nasceram na rede particular, uma vez que as maternidades públicas, incluindo a do Complexo Hospitalar dos Estivadores e a Silvério Fontes, aplicam a dose do imunizante antes da alta do bebê.

“Uma vez aberto o frasco da vacina contra a BCG, as doses têm validade de até 6 horas. Após este período devem ser descartadas. Em um cenário de baixa disponibilidade, a concentração da oferta deste imunizante em algumas unidades foi necessária com o objetivo de melhor aproveitamento das doses”, explica Mariana Trazzi, chefe do Departamento de Atenção Básica.

É importante lembrar que, para a vacinação, as policlínicas atendem os moradores de qualquer região de Santos. É importante levar a carteira de vacinação da criança, comprovante de residência e documento (certidão de nascimento).

SEGUNDA-FEIRA

Policlínica Jabaquara (Rua Vasco da Gama, 32)

Policlínica Bom Retiro (Rua João Fraccaroli s/nº)

TERÇA-FEIRA

Policlínica Embaré (Praça Coronel Fernando Prestes s/nº)

QUARTA-FEIRA

Policlínica Conselheiro Nébias (Av. Conselheiro Nébias, 457)

QUINTA-FEIRA

Policlínica Aparecida (Av. Pedro Lessa, 1.728)

Policlínica Alemoa (Rua Afonsina Proost de Souza s/nº)

SEXTA-FEIRA

Policlínica Nova Cintra (Rua José Ozéas Barbosa s/nº)

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.