31/05/2017

Com baixo efetivo, Santos tem quatro DPs fechados durante a semana no período noturno; veja vídeo

Por #Santaportal em 31/05/2017 às 13:47

POLÍCIA – A violência não escolhe hora, mas as vítimas destas ações precisam esperar para prestarem Boletim de Ocorrência à noite em Santos. Ao longo da semana, quem tenta fazer um BO em distritos policiais do município encontra as delegacias fechadas. Veja acima na reportagem em vídeo exibida no Caderno Regional.

Entre os distritos fechados no período noturno se encontram o 2° DP (Jabaquara); o 3° DP (Ponta da Praia); o 4° DP (Vila Mathias) e o 5° DP (Jardim Bom Retiro).

O analista de sistemas, Guilherme Tempel, que foi vítima de estelionato, teve dificuldades em procurar uma delegacia à noite. A mais próxima da casa dele fica no canal 5 e também estava fechava. Segundo Tempel, a única alternativa foi registrar o boletim de ocorrência no CPJ, no Centro, em Santos.

“Foi um gasto a mais. Além de eu ter pedido R$ 1.500, tive que gastar mais gasolina vindo até aqui para poder registrar o B.O.”, lamentou o analista de sistemas.

Para o presidente da Comissão de Segurança Pública da OAB de Santos, Elton dos Anjos, todos os DPs deveriam estar funcionando 24 horas. “Claro, sem o efetivo, você não pode manter um DP aberto. Mas isso assustou a gente, porque todos os DPs da cidade, exceto o 7° DP e o 1° DP, não estavam funcionando e isso prejudica a população”, disse.

O atual efetivo da Polícia Civil na Baixada Santista e Vale do Ribeira é de 1.500 profissionais, número considerado insuficiente pelo Sindicado da Polícia Civil para poder manter as delegacias em funcionamento por 24 horas diariamente. A categoria quer contratar 500 homens a mais.

“É um número satisfatório. Claro, eu não estou levando em conta a alta temporada, quando o esse número da população triplica. Acredito que 1.500 profissionais é um número satisfatório e razoável para um bom atendimento e também para a polícia investigar”, afirmou o Presidente do Sindicato da Polícia Civil da Baixada Santista, Márcio Pino.

Em 2010, na cidade de Santos, 18 policiais civis trabalhavam no período noturno. Atualmente, depois de sete anos, esse número foi reduzido para dez.

De acordo ainda com o presidente, a população se sente prejudicada quando precisa notificar algo, o que acaba levando a subnotificação. “A pessoa por ter levado prejuízo pelo atendimento, em razão do distrito não estar perto de onde ela mora, ou até mesmo tendo dificuldades indo no próprio local, pode acabar desistindo. Isso interfere no número de crimes que acontecem em todo o estado, não dando um número exato”, comentou.

A fim de contornar essa situação, Márcio Pino e Elton dos Anjos encaminharam um ofício para a secretária de Segurança Pública do Estado. “O ofício levanta os dados da segurança em Santos, evidenciando que o crime está cada vez mais intenso na Cidade. O tráfico de drogas também está mais forte. Porém, até o momento, o governo do Estado não deu uma resposta positiva”, contou Elton.

O material diz ainda que o atendimento noturno na Cidade está funcionando na Central de Polícia Justiça Judiciária, por causa do baixo movimento nos DPs nesse período.

Em nota, a Secretaria Estadual de Segurança Pública recebeu o ofício e disse que irá analisar a melhor maneira de atender as demandas. A Secretaria acrescenta ainda que foram convocados 1.040 novos policiais civis e científicos – os mesmos serão distribuídos para todo estado, após a conclusão de cursos específicos.

Porém, ainda não se sabe quando esses profissionais vão entrar em pleno efetivo nas delegacias da região. “Nós estamos aguardando ainda a entrada de apenas 1.000 policiais de um concurso realizado em 2013. Onde a nossa região não tem a metade disso, para todos os 600 municípios do estado.”, finalizou o presidente do sindicato.

A Secretaria diz ainda que desde 2011, só para a região da Baixada Santista, foram contratatados 153 policiais civis. E no mesmo período, foram adquiridas 174 viaturas, representando um investimento de R$ 11,4 milhões. É possível registrar até 13 tipos de boletins de ocorrência no Estado de São Paulo, por meio da internet que funciona 24 horas.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.