11/03/2014

Código do Consumidor completa 23 anos

Por #Santaportal em 11/03/2014 às 08:49

O Código Brasileiro de Defesa do Consumidor completa 23 anos nesta terça-feira (11) e o Dia do Consumidor é comemorado na quinta (13). Para celebrar as datas, o Cidoc (Centro de Informação, Defesa e Orientação ao Consumidor), da Secid (Secretaria de Defesa da Cidadania), preparou ampla programação com atividades de conscientização.

Balanço
De 1º de janeiro a 1º de março foram 1.767 atendimentos feitos pelo órgão, entre abertura de reclamação e esclarecimento de dúvidas. O balanço representa 8% a mais que no mesmo período de 2013, quando foram 1.637.

Além disso, dos 16.452 atendimentos de 2013, 9.993 foram casos com intermediações do Cidoc (envio de carta, audiências agendadas, reclamações registradas, entre outros), sendo 9.100 solucionados.

O fortalecimento da política pública de exercício da cidadania tem resultado no aumento da conscientização da população. Dos quatro canais de comunicação, o mais procurado é o posto no Poupatempo, seguido do Disque Consumidor e via e-mail.

“A médio e longo prazos, nosso ‘trabalho de formiguinha’ reflete nesses índices. Sendo consciente e exigente, o santista nos força a primar pela qualidade do atendimento”, afirmou o chefe do Cidoc, Rafael Quaresma, ressaltando que para evitar dores de cabeça o consumidor pode consultar o ranking de empresas reclamadas no site do Procon (www.procon.sp.gov.br).

Programação
Sexta-feira (14)
– A unidade móvel do Procon–SP estará na rua Marcílio Dias, das 10h às 16h, próximo ao Boulevard Othon Feliciano (Gonzaga). Haverá entrega de material explicativo, esclarecimento de dúvidas e abertura de reclamações.

Dia 20
– Lançamento do projeto Saber Consumir, às 14h30, na escola João Papa Sobrinho (rua Goiás, 145). Parceria entre Cidoc, Procon e Seduc, orientará e conscientizará os alunos da rede municipal sobre noções de consumo, orientação financeira e direitos básicos do Código do Consumidor.

Dia 28
– Das 20h às 23h30, equipe do Cidoc fará operação nos quiosques da orla. Na sequência, Operação Balada, das 23h30 às 5h, quando serão percorridos 15 estabelecimentos da orla e Centro Histórico para fiscalizar o cumprimento das leis Antifumo e Antiálcool.

Canais de comunicação com o Cidoc:
– Posto de atendimento no Poupatempo (rua João pessoa, 246 a 266, Centro Histórico)
– E-mail cidoc-santos@santos.sp.gov.br
– Disque Consumidor: 0800-7790151
– Tel: (13) 3202-1899

Ranking santista no Procon
1º Grupo Vivo/Telefônica – 151 / 57,14%
2º Grupo Claro/Net/Embratel/(América Móvil) – 94 / 40%
3º Grupo Pão de Açúcar/Extra/Pontofrio.com/CasasBahia.com/ Casas Bahia/Ponto Frio – 49 / 40%
4º Grupo Itaú/Unibanco – 48 / 42,86%
5º Sky Brasil Serviços Ltda – 36 / 83,33%

Áreas com maior número de reclamações em 2013 :
Produtos- 3.460
Serviços financeiros- 2.099
Telefonia – 1.879
Planos de Saúde- 327

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.