Clubes de Santos suspendem venda de destilados após contaminação por metanol em SP

Por Santa Portal em 02/10/2025 às 10:00

Pixabay
Pixabay

Cinco clubes de Santos anunciaram a suspensão temporária da venda de bebidas destiladas em suas dependências após seis pessoas morrerem em decorrência da contaminação das bebidas por metanol em São Paulo. Pelo menos mais 39 casos ainda estão em investigação em todo o estado.

Até o momento, o Internacional de Regatas, Saldanha da Gama, Tênis Clube, Clube dos Ingleses e Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) já confirmaram a suspensão da venda.

A recomendação foi feita pelo Sindicato de Clubes de São Paulo nesta quarta-feira (1º). “Essa decisão visa proteger tanto os consumidores quanto a reputação de nossos clubes, demonstrando cuidado e responsabilidade, até que haja maior clareza sobre a origem deste problema e a definição de medidas seguras para sua resolução”, diz a nota do Sindicato.

Em nota, o AABB informou que a medida permanecerá em vigor até nova comunicação dos órgãos oficiais competentes. Em pronunciamento, o Internacional de Regatas afirmou que “todas as aquisições do restaurante são realizadas por meio de fornecedores confiáveis e devidamente acompanhadas de nota fiscal, assegurando a procedência dos produtos”.

Também em nota, o Clube dos Ingleses informou que a suspensão abrange qualquer tipo de consumo de destilados nas dependências do clube, incluindo bebidas mantidas pelos próprios associados.

Casos acendem alerta

A Secretaria de Saúde de Santos orientou toda a rede assistencial da Cidade, pública e privada, em relação ao manejo de pacientes suspeitos de intoxicação por metanol, substância que foi encontrada em bebidas alcoólicas adulteradas.

A população deve procurar pela unidade de pronto atendimento mais próxima em caso de sintomas. Náuseas, dor de cabeça, vômitos, tontura, falta de coordenação e embriaguez são os que aparecerem primeiro. Porém, os casos de intoxicação por metanol incluem alterações visuais (visão turva, visão dupla, fotofobia, cegueira) e, de 8 a 24 horas após a ingestão, acidose metabólica grave, que pode levar ao coma e óbito.

Moradores da Baixada Santista que suspeitarem da venda de bebidas adulteradas podem procurar diferentes canais de denúncia. Em Santos, o Procon recebe registros pelo site (clique aqui para acessar), pelos telefones (13) 3201-5601 e (13) 99101-5792, além do atendimento presencial no Poupatempo e no posto avançado da Unimes. Em toda a região, também é possível acionar a Vigilância Sanitária, o Disque Intoxicação da Anvisa (0800-722-6001) e a Polícia Civil, no caso de suspeita de crime.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.