17/03/2021

Classe artística manifesta apoio contra o fechamento do Cine Roxy

Por #Santaportal em 17/03/2021 às 11:57

MOBILIZAÇÃO – O possível fechamento do Cine Roxy , patrimônio cultural de Santos, mobilizou personalidades, que declararam apoio ao cinema. O empresário Toninho Campos, proprietário do Roxy, explicou a situação.

?Não tivemos entrada financeira durante sete meses e, mesmo após a reabertura, foi muito pouco. Mantivemos nossos colaboradores. São dezenas de pessoas que dependem do Roxy. Vi meu avô e meu pai viverem e morrerem nesse cinema e achei que comigo seria assim também. E ainda espero que seja?, diz Toninho.

Confira abaixo algumas manifestações de apoio ao Cine Roxy, que completou 87 anos de existência na última segunda-feira (15).

Alexandre Camilo ? Presidente da Associação Eduardo Furkini e Ação do Coração
?Realizamos há dez anos a Ação do Coração. Que ajuda famílias em toda a região metropolitana da Baixada Santista, Vale do Ribeira, que é a região mais carente do estado de São Paulo. O Cine Roxy é uma referência de cultura na cidade e de apoio às causas filantrópicas, como a Ação do Coração. Peço às autoridades que se sensibilizem, olhem para a história do Roxy, a importância de termos um cinema de rua e seu proprietário sempre apoiando causas filantrópicas. Todas as vezes que precisamos, Toninho e equipe estavam sempre dispostos a nos ajudar?.

Alexandre Felipe Gomes, maestro Banda Marcial de Cubatão e Associação dos Amigos da Banda Marcial de Cubatão
?O Cine Roxy faz parte da Banda Marcial de Cubatão. Foram vários eventos com música ao vivo. Pré-estreias de diversos filmes, principalmente no Roxy da Avenida Ana Costa. A Baixada Santista se tornaria mais triste, mais pobre, sem um dos pilares da cultura da região. Faço votos de que tudo se resolve e o Roxy continue muitos anos.?

Alexandre Valença Alves Barbosa, professor e fã-clube oficial Star Wars
“Temos uma parceria de longa data com o Roxy. Em todos os lançamentos de Star Wars estamos lá presentes, fantasiados, para receber as crianças, tudo em parceria. O Roxy foi parceiro nosso em uma ação social de doação de sangue e medula óssea. Fomos fantasiados e conseguimos as assinaturas para o público fazer a doação. Essa parceria é fundamental e esperamos que o cinema continue existindo”.

Alexandre Cortez, diretor geral do projeto Baixada Sambista
?Ano após ano, o Cine Roxy se apresenta como um dos maiores agentes de fomento à cultura em nossa região. Além de abrir suas portas para o entretenimento, o cinema sempre procura apoiar iniciativas que democratizam o acesso a inúmeras formas de arte. Para o Baixada Sambista, produção audiovisual que acontece todos os anos em nossa região e que reúne músicos, intérpretes e compositores de samba, a parceira com o Cine Roxy é de suma importância, pois projeta luzes sobre a produção local, destacando e dando visibilidade aos artistas da Baixada Santista. Sem dúvida, o cinema mais querido do litoral paulista é um dos patrimônios mais relevantes que nossa região possui.?

André Azenha, diretor do Santos Film Fest
?Sem o Cine Roxy não teríamos selo de cinema da Unesco e muito provavelmente não existiria essa tradição cinematográfica que há em Santos, que movimenta economia, gera empregos, faz com que jovens desejem cineastas e festivais existam. Atuo desde 2011 na comunicação do cinema e anualmente são dezenas de eventos, semanalmente há escolas, creches, que vão ao Roxy e têm acesso aos filmes. É um cinema respeitado nacionalmente, fato comprovado quando fez 80 anos e TODAS as distribuidoras de filmes do país estiveram presentes. Uma cidade com a verve cultural que tem como Santos precisa cuidar de um patrimônio seu que é o Cine Roxy.?

Claudia Alonso, psicóloga e colaboradora da Associação Projeto TAMTAM
“O Cine Roxy faz parte da história do projeto TAMTAM desde antes dele existir. O Renato Di Renzo, criador do projeto TAMTAM, presidente, já tinha o Toninho Campos como parceiro desde quando o projeto funcionava no prédio do INSS nos anos 80. Sempre pedi apoio e nunca recebemos um não. Nos meses de férias, dezembro, janeiro, fevereiro e julho sempre tivemos sessões. Quantos convites eu precisasse. A turma que faz aula, os familiares muitas vezes, sempre com combo de valor escolar pra galera e muitas vezes ele dava a pipoca e refrigerante também! A coisa nunca foi burocratizada. Ninguém nunca fez um uso das imagens. O Roxy faz parte de um processo histórico na cidade, não só pro TAMTAM. Mas pra muita gente. Este lado social do Roxy de sempre estar ao lado de diversas causas, festivais de cinema, teatro, série de ações, crianças com autismo. O Roxy tem em seu DNA o social e o Toninho nunca fez uso disso. É um patrimônio da nossa cidade”.

Erico Bomfim, artista plástico
?O Roxy é um patrimônio Cultural da cidade. Sempre incentivou a Cultura na cidade. Sempre abriu as portas para artistas…O Roxy fez parte da vida de muita gente.?

José Virgílio Leal de Figueiredo ? Presidente do Instituto Arte no Dique
?Quando cheguei em Santos quase 20 anos fiquei muito feliz em ver que a cidade tinha um cinema de rua, como o Roxy. Me lembrou da minha infância em Salvador, onde existiam vários cinemas de rua, Cine Joia, Cine Excelcior, e o Cine Guarani que hoje é o Cine Glauber Rocha e único que restou. Aí conheci o Toninho e o Cine Roxy e o papel social que o cinema desenvolveu a dar acesso aos jovens, no caso lá das Palafitas, aos alunos do Arte no Dique, oferecendo várias sessões de cinema e inclusive o lançamento de um documentário sobre o Arte no Dique, quando o Roxy cedeu suas salas, sua estrutura, para que mães e pais pudessem ver seus filhos como protagonistas. Toninho é um guerreiro, batalhador, e espero que consiga vencer mais essa. O Cine Roxy é fundamental para a cultura de Santos. A cultura do cinema é transformadora para a coletividade?.

Lupércio Conde Junior, presidente do Rotary Club Monte Serrat
?Há muitos anos, mais de vinte, durante todo esse período o Roxy se fez presente pelo menos em 3 ou 4 vezes por ano em ações conjuntas, não só com o Rotary Monte Serrat, mas com outros da Baixada, utilizando as suas dependências e salas para realizarmos ações em prol de comunidades, crianças carentes que nunca foram ao cinema, ações de cunho de levantamento de verba para projetos sociais, do Rotary, prefeitura, etc. Equipamento muito importante não só pro laser da sociedade santista, mas também como laser e uma estrutura até didática para pessoas e crianças desassistidas”.

Tammy Weiss, Coordenadora Institucional do Instituto Querô
?O Cine Roxy é parceiro do Querô desde o início, há 15 anos. Para nós do Querô, essa parceria não só fortalece o nosso projeto, oferecendo um espaço para que nossos jovens talentos e moradores de comunidades descobertos por meio do audiovisual nos projetos da Instituição possam assistir às produções do ano na tela do cinema, mas principalmente, por dar acesso à baixa renda à sétima arte, fortalecendo a democratização da cultura na região?.

Waldemar Lopes, artista plástico, crítico de cinema e professor
?O Cine Roxy é patrimônio santista, faz parte da nossa vida. Tantas gerações estiveram lá em tantas maravilhosas sessões de cinema. Tenho feito minhas palestras beneficentes do Oscar lá, em sala lotada gentilmente cedida pelo Toninho Campos. Arrecadamos todos os anos cerca de 300 quilos de alimentos que são doados para a Igreja Nossa Senhora Dos Passos e ACAUSA. Esse ano seria o décimo. Nessa terrível crise da pandemia, recorro à sensibilidade das autoridades para que estendam a mão ao Cine Roxy e que permitam que ele continue lá, na sua função de inspiradora fábrica de sonhos cinematográficos, com seus eventos, pré-estreias gratuitas, o Santos Film Fest e as estrelas na calçada. Santos não pode ficar sem seu cinema de rua do coração, o único do Brasil, nosso orgulho. Por favor, não deixem Santos perder seu Cine Roxy para o coronavírus…?

Wladimyr Cruz, cineasta e diretor de filmes sobre o rock santista
?Fora a importância do cinema como fonte de entretenimento, o Roxy é importante pra Santos pro fomento da cultura local ao abrigar festivais de cinema e mesmo sessões especiais temáticas como os filmes de rock e abrir espaço para a produção local faz com que ele seja um dos pilares para a cultura não só de Santos como de todo o litoral. Já que suas ações reverberam por todas as cidades da região”.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.