30/11/2023

Cineasta recebe troféu Omama Yanomami e estreia filme “Índio não é Fantasia”

Por Santa Portal em 30/11/2023 às 06:00

Reprodução/@junomundo
Reprodução/@junomundo

O próximo domingo (3) é um dia de festa e estreia. O cineasta Dino Menezes, que integra o coletivo do Movimento do Audiovisual da Baixada Santista (MABS), lança seu filme Índio não
é Fantasia. Com entrada gratuita, a pré-estreia está marcada para acontecer às 17h, no Espaço
Multicultural 22 de Janeiro (antigo Cine 3D), na Praça 22 de Janeiro, na Biquinha, em São Vicente
(SP). A festa também será para comemoração da premiação do filme Nhãndê Kuery Mã Hi’ãn Rivê Hê’yn (Não somos apenas sombras) no Prêmio Indígena Yanomami, do 2º FICAECO (Festival Internacional de Cinema Agroecológico).

Feito em formato de documentário, Índio não é Fantasia retrata a luta indígena e os enfrentamentos a favor de uma decisão legal que fosse capaz de assegurar o direito dos povos originários em relação ao marco temporal – comunidades indígenas brasileiras correm o risco de perder terras adquiridas antes da Constituição Federal.

“O documentário retrata a luta indígena e o marco temporal, com o depoimento das principais lideranças indígenas do Brasil a partir da história da Aldeia Tekoá Paranapuã, que é localizada na reserva ambiental estadual de São Vicente”, explica o cineasta.

Este é o segundo projeto de Menezes em torno das histórias da Tekoá Paranapuã. Em março de 2023, ele lançou Nhãndê Kuery Mã Hi’ãn Rivê Hê’yn. Desde então, o filme – todo narrado em guarani na voz do cacique Werá Mirim (Ronildo Amandios) – já alcançou mais de 30 festivais nacionais e internacionais.

“Conquistamos, até o momento, três prêmios: o Prêmio Seleção, no 1º Festival de Cinema de Mogi Guaçu
(SP), o de Melhor Documentário, no IV Festival Internacional de Cortometrajes Cine Mundo, en General Fernández Oro, na Argentina, e o Prêmio Indígena Yanomami, no 2º FICAECO”, festeja o cineasta apoio de dois editais governamentais – o 9° Concurso de Apoio a Projetos Culturais Independentes no Município de Santos – FACULT e o Edital Proac Expresso Direto.

No 38/2021. “Conseguimos, via políticas públicas, construir filmes de luta e informação importantes para a atualidade brasileira. E agradecemos a generosidade do Cacique Ronildo e de todos da Aldeia Paranapuã, bem como a Ministra Sônia Guajajara, o Cacique Raoni e todos que contaram suas histórias para que, juntos, pudéssemos criar um filme tão potente para a luta dos Povos Originários”,
argumenta o cineasta.

Serviço:

Dia: 3 de dezembro

Hora: 17 horas

Local: Espaço Multicultural 22 de Janeiro (antigo Cine 3D)

Endereço: Praça 22 de Janeiro, Biquinha, São Vicente SP

Entrada gratuita

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.