21/03/2014

Cine Roxy comemora 80 anos com festa multicultural

Por #Santaportal em 21/03/2014 às 07:18

O Cine Roxy comemorou no dia 15 de março 80 anos de existência, e celebrou a data em grande estilo com uma noite multicultural, que fez lembrar boas recordações.O evento para convidados e imprensa foi realizado no próprio cinema de rua, na noite desta quinta-feira (20). A festa contou com a participação de diversas autoridades e políticos da região. Além disso, a programação também incluiu atrações especiais, bem como a divulgação de novidades para o público presente.

O diretor do Cine Roxy, Toninho Campos, se emocionou ao ver a quantidade de pessoas na homenagem e agradeceu a todos que fizeram e fazem parte dessa trajetória. “Tudo que tiver ao meu alcance eu sempre vou fazer, mas não cheguei onde estou sozinho. Compartilho o mérito com duas pessoas muito especiais, uma delas é a Márcia Ramos, que cuida do atendimento, colaboradores e parte financeira. O outro é o Daylton Menezes, o responsável por comandar a cabine e tornar todo esse sonho realidade”, realça.

O assessor de imprensa do Roxy, o jornalista, André Azenha, ficou feliz de ver pessoas da literatura do teatro e do audiovisual reunidas para celebrar uma data tão expressiva. “Reunir em um encontro representantes da Sony, da Disney e da Warner Channel, por exemplo é muito gratificante. O Toninho é merecedor de todo esse sucesso, por incentivar a cultura e investir nela , como as iniciativas de apoiar festivais da região, curtas, Instituto Querô”, diz.

A banda Querô, do Instituto Arte no Dique abriu o evento com um pocket show no hall do cinema. Em seguida, todos foram conduzidos até a sala 5, palco de muitas apresentações. Na ocasião, membros do Roxy e parceiros deram depoimentos sobre as memórias e histórias vivenciadas no local.Entre eles, o maestro Gilberto Mendes, que fez questão de elogiar o Cine Roxy. “Me lembro da inauguração desse cinema, minha mãe adorva vir comigo. Assistimos grandes filmes juntos, aqui estão os melhores anos de nossas vidas, muita emoção estar presente nesta data tão especial”, ressalta.

O crítico de cinema, Rubens Ewald Filho, que tem uma estrela na Calçada da Fama do Roxy, no púlpito disse que estudava em um colégio próximo ao Roxy e sempre passava pelo local, antes de ir para casa. “Só guardo boas lembranças deste lugar, que me fez e faz tão feliz. É uma história de sobrevivência, que dá orgulho”, afirma.

O secretário de cultura de Santos, Raul Christiano salientou a importância do cinema atravessar décadas e ainda assim sobreviver com a mesma vitalidade quando iniciou. “É um marco na história de Santos e significa que a região respira sim arte e cultura, independentemente das novas tecnologias, o cinema jamais morrerá, sempre se reinventa”, explica.

O diretor geral do Curta Santos, Ricardo Vasconcelos ressaltou o diferencial do Roxy, em exibir os curtas-metragens e dar cada vez mais espaço para a arte e cultura na região. “O Cine Roxy é o único cinema de região, que dá espaço para novos projetos, parcerias e oferece a oportunidade de muitos estudantes e até mesmo amadores mostrarem seus trabalhos, como é o caso da exibição dos filmes do Curta Santos”, declara.

O ex-secretário de cultura de Santos, Tanah Corrêa também prestigiou a festa e relembrou momentos significativos que viveu no Roxy. “Minha infância e adolescência passei neste lugar, vinha com a turma toda para me divertir e namorar. O Toninho Dantas é o grande responsável por tudo isso. Ele sempre se preocupou com a arte e cultura. Uma felicidade ver que um cinema de rua permanece intacto até hoje”, diz.

Após as declarações, aconteceu a exibição do curta-metragem de três minutos produzido pelo Instituto Querô em homenagem ao Roxy. O filme de um único personagem, mostrou os diversos momentos e situações sem fugir do mundo cinematográfico.

As editoras do blog Dona Ana Costa, Elga Figueira, Patricia Alves e Ana Elisa anunciaram os três vídeos premiados no concurso de 80 anos. Logo depois eles foram exibidos e comentados pelos críticos de cinema. Também foi exibida uma matéria de 13 minutos realizada pela TV Tribuna. Depois a palavra ficou com os fotógrafos Nara Assunção e Jota Unior, responsáveis pela exposição de reproduçõies de matérias de jornais sobre o cinema de rua.

A festa foi encerrada com o pocket show “Nas Trilhas do Roxy” com o músico e arte-educador Zerobeto Freire e também teve espaço para música ao vivo com Danilo Nunes.

Novidades tecnológicas
Uma delas é a nova parceria do cinema com a empresa japonesa NEC. A iniciativa é inédita no litoral e vai equipar toda as as salas das quatro unidades do cinema da região com um sistema completo de projeção digital, para apresentar melhores condições e conforto aos cinéfilos.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.