Cilindros tóxicos são embarcados em alto-mar para destruição que pode ocorrer daqui há 4 dias
Por #Santaportal em 24/08/2017 às 18:49
SANTOS – Após vistoria do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), na última terça-feira (22), foi autorizada a destruição de 115 cilindros com gases tóxicos em alto-mar. A bordo da balsa Confiança 5 foram transportados até 90 quilômetros da costa de Santos nesta manhã de quinta-feira (24).
Todos os cilindros foram retirados do Armazém 10 (região do Valongo), onde estavam guardados. Toda a operação de saída dos cilindros do armazém até a embarcação durou pouco mais de uma hora.
Embora os órgãos já tenham aprovado as ações e as substâncias estarem em alto-mar, a Companhia Docas não informa quando a operação deve começar de fato, em razão da velocidade da balsa, que não pode seguir rapidamente até o local adequado para a destruição. No entanto, há uma previsão de que isso ocorra até quatro dias.
Segundo a Codesp, a balsa foi vistoriada duas vezes por um engenheiro naval e apontou que o local exato para a destinação final dos gases é de até, pelo menos, 232 quilômetros da costa, a cerca de 90 quilômetros de embarcações ou áreas de preservação ambiente.
Multa
A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) multou a Codesp pelo armazenamento irregular e pelo vazamento de gases durante o manuseio dos cilindros enquanto houve a troca de armazéns. No primeiro caso, o valor será de R$ 50 mil e no segundo o valor de R$ 500 mil.