Cidades vacinam contra covid-19 e gripe neste fim de semana
Por Santa Portal em 13/08/2022 às 07:50
Praia Grande, Cubatão e São Vicente continuam vacinando a população contra a gripe e a covid-19 neste sábado (13). As unidades de saúde estarão em funcionamento para atender o público que ainda não se imunizou contra as duas doenças.
Em Praia Grande, o Cemas (Rua Thomé de Souza, 1313, Bairro Aviação) estará aberto das 9 às 15 horas para atender os munícipes que ainda não tomaram suas doses.
A vacinação contra a gripe permanece disponível a todos os munícipes a partir dos seis meses de idade e o imunizante será oferecido enquanto durarem os estoques.
O Município segue aplicando a quarta dose da vacina contra a covid-19 para as pessoas acima de 35 anos, indivíduos imunossuprimidos maiores de 18 anos e profissionais da saúde. É necessário ter tomado a terceira dose há, no mínimo, quatro meses.
Já a terceira dose está disponível para maiores de 12 anos de idade, desde que tenham recebido a segunda dose há, pelo menos, quatro meses. Maiores dos 5 anos que ainda não tomaram a primeira dose do imunizante ou não completaram o esquema vacinal também poderão receber a vacina.
Cubatão
A população de Cubatão pode procurar a Unidade Básica de Saúde da Vila Nova (Rua São João, 185) para vacinação neste sábado (13) das 9h às 15 horas. A SMS orienta apresentar o cartão de vacinação da criança. É obrigatório uso de máscara no local.
Gripe
As vacinas contra gripe (influenza) estão disponíveis para todas as pessoas a partir de 6 meses de idade, mas o Serviço de vigilância Epidemiológica (SVE) ressalta a importância da vacinação de pessoas pertencentes aos grupos prioritários: crianças a partir de 6 meses e menores de 5 anos, gestantes, puérperas, idosos, trabalhadores da Saúde, professores e pessoas com comorbidades.
No caso de crianças a partir de 5 meses de idade e menores de 5 anos, as vacinas contra gripe e sarampo podem ser administradas simultaneamente.
Covid-19
Contra covid-19, podem se vacinar crianças a partir de 3 anos, adolescentes e adultos. O Serviço de Vigilância Epidemiológica (SVE) ressalta a importância da proteção imunológica gerada pelo esquema vacinal completo e as doses adicionais contra a doença, já que todo o planeta ainda se encontra em pandemia e as precauções devem ser mantidas. Serão ofertadas doses para todas as faixas etárias e grupos populacionais aptos a tomar a vacina, tanto para primeiras e segundas doses quanto doses de reforço.
São Vicente
São Vicente mantém a imunização contra a covid-19 também aos sábados. Os munícipes podem tomar a vacina no posto fixo do Brisamar Shopping, das 10h às 19h. O endereço é Rua Frei Gaspar, 365 – Centro, loja 346, 3° piso.
Para entender melhor os públicos, confira:
– Primeira dose: público geral acima de 5 anos.
– Segunda dose Coronavac: público geral acima de 6 anos. É necessário respeitar o prazo mínimo de 28 dias entre primeira e segunda dose.
– Segunda dose Pfizer:
Público geral de 12 anos a 17 anos. É necessário respeitar o prazo mínimo de oito semanas (56 dias) dias após a primeira dose. Público geral acima de 18 anos. É necessário respeitar o prazo mínimo de 21 dias após a primeira dose.
– Segunda dose AstraZeneca: público geral acima de 18 anos. É necessário respeitar o prazo mínimo de 56 dias entre primeira e segunda dose.
– Dose de reforço Janssen: Público geral acima de 18 anos. O intervalo mínimo entre a data de imunização e a dose de reforço é de dois meses (61 dias). Para imunossuprimidos, o prazo cai para 28 dias.
– Terceira dose: Adolescentes de 12 a 17 anos podem reforçar o esquema vacinal. É recomendado o intervalo de quatro meses entre a segunda e terceira dose. Profissionais da saúde e da educação; pessoas acima de 60 anos, que tenham recebido a segunda dose há dois meses. Público de 12 anos ou mais, com alto grau de imunossupressão, respeitando o intervalo de 28 dias após a segunda dose; e pessoas com 18 anos ou mais, que tomaram a segunda dose há quatro meses (122 dias).
– Quarta dose: Pessoas com 35 anos ou mais, imunossuprimidos a partir de 12 anos e profissionais da saúde podem receber a quarta dose da vacina contra a covid-19. É necessário respeitar o prazo mínimo de quatro meses (122 dias) após a terceira dose.
– Quinta dose: Imunossuprimidos com 40 anos ou mais estão aptos a receber a quinta dose da vacina contra o vírus da covid-19. É necessário respeitar o prazo mínimo de quatro meses (122 dias) após a quarta dose.
São consideradas imunossuprimidas pessoas com lúpus, Doença de Crohn, artrite reumatoide, síndrome de Sjögren, esclerose sistêmica, entre outras.