Cidades da região reduzem para quatro meses intervalo para 3ª dose contra covid

Por Santa Portal em 02/12/2021 às 19:10

Foto: Divulgação/Prefeitura de Praia Grande
Foto: Divulgação/Prefeitura de Praia Grande

Na Baixada Santista, São Vicente, Praia Grande, Itanhaém e Cubatão anunciaram que seguirão o Governo do Estado de São Paulo, e a partir de sexta-feira (3) irão reduzir o intervalo para aplicação da terceira dose contra a covid-19, de cinco para quatro meses após a aplicação da segunda dose.

A medida foi anunciada apenas nas três cidades da região. Em Guarujá, o intervalo é de dois meses entre a segunda e a terceira dose. Santos e Mongaguá até o momento, continuam seguindo o intervalo de cinco meses.

A Prefeitura de Santos informou que aguarda o envio de nota técnica que oficializa a antecipação da dose de reforço dentro do Estado de São Paulo.

Confira como será a vacinação a partir de sexta nas cidades:

São Vicente

Em São Vicente, a redução para quatro meses para a dose de reforço passa a valer a partir desta sexta-feira (3). O intervalo para quem recebeu a vacina da Janssen permanece de dois meses. Sendo assim, quem recebeu a segunda dose no mês de agosto já pode procurar os postos de saúde para tomar a terceira dose.

A medida vale para todos aqueles que já receberam as duas doses dos imunizantes Butantan/Coronavac, Fiocruz/AstraZeneca/Oxford e Pfizer/BioNTech.

Para profissionais da saúde, educação, idosos com idade a partir de 60 anos e quem recebeu o imunizante de dose única (Janssen), o intervalo para o reforço segue de dois meses. Imunossuprimidos também podem receber a dose adicional  28 dias após a segunda dose.

Na Cidade, a vacina é aplicada em horário estendido, das 9h às 20h, no Brisamar Shopping (Rua Frei Gaspar, 365, Centro). O posto móvel fica no 3° andar, na loja 329 e funciona também aos sábados, das 10h às 18h.

Além disso, também tem vacinação de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h30, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), Estratégias de Saúde da Família (ESF) e no Ginásio Poliesportivo Dr. Luiz Gonzaga (Praça dos Ambientalistas, s/n, Jardim Rio Branco).

As unidades são:

– UBS Central (Avenida Antônio Emmerich, 509 – Vila Mello)

– UBS Catiapoã (Av. Pérsio de Queiroz Filho, 733/734)

– UBS /ESF Náutica III (Rua Nicolau Patrício Moreira, 225)

– UBS/ ESF Praça Vitória (Praça Vitória, s/n – Vila Voturuá) – UBS/ESF Parque Bitaru (Praça Infante Dom Henrique, s/n)

– ESF Parque São Vicente (Praça Dom Pedro I, s/n)

– ESF Japuí (Avenida Tupiniquins, s/n) – UBS / ESF Vila Margarida (Rua Polydoro de Oliveira Bittencourt, 299)

– ESF Humaitá (Rua Maria Rocco, s/n)

– UBS /ESF Samaritá (Rua Sergipe, 70)

– UBS/ESF Parque das Bandeiras (Praça Dário Aredes Lacerda, 70 Loja 11)

– UBS/ESF Vila Ponte Nova E ESF Quarentenário (Rua Salvador, s/n)

– UBS/ ESF Jardim Guassu (Rua Lagarto, 101)

– UBS/ESF JIP (Rua Roberto Koch, 584 – Jóquei Clube)

– UBS Pompeba (Rua Antonio da Costa, s/n)

– UBS/ ESF Sambaiatuba (Praça Dom Bosco, s/n)

– ESF Saquaré / ESF México 70 (Rua do Meio, s/n – Vila Margarida)

– UBS Tancredo Neves (Rua Luiz Meirelles Araújo, s/n)

– ESF Esplanada dos Barreiros (Avenida Brasil, s/n)

– ESF Sá Catarina (Rua Travessa do Parque, s/n – Catiapoã)

– ESF Parque Continental (Avenida Central, 940)

– ESF Gleba II (Avenida Dr. Celso Santos, 510)

– ESF Nova São Vicente e ESF Vila Ema (Rua Eliseu Almeida Melo, 10)

– ESF Jardim Rio Branco I (Rua Antônio Riscalle Husne, 1.760)

– ESF Jardim Rio Branco II e III (Rua Eduardo Cação, s/n)

– ESF Jardim Rio Negro (Rua E, 110)

Praia Grande

Em Praia Grande, podem tomar a terceira dose todos os moradores a partir de 18 anos que tenham tomado a segunda dose há quatro meses. A medida vale para quem tomou Pfizer, AstraZeneca/Oxford/Fiocruz ou Coronavac a partir desta sexta-feira (3). É necessário apresentar a carteira de vacinação que comprove a aplicação da segunda dose há pelo menos quatro meses.

Tal mudança atende recomendação do Governo do Estado de São Paulo por meio de documento enviado ao município de Praia Grande, que seguirá rigorosamente as orientações de acordo com a disponibilidade das doses.

Para os que receberam a vacina da Janssen (dose única), a dose adicional deve ser aplicada em quem já tomou este imunizante há pelo menos dois meses. Não há previsão da chegada da vacina Janssen no Município, portanto, conforme nota técnica enviada pelo Governo do Estado, na indisponibilidade deste imunizante, está indicada a aplicação da vacina que estiver disponível no momento.

A vacinação prossegue no Polo Ginásio Rodrigão (Avenida Presidente Kennedy, 5563, Tupi), de segunda a domingo, das 9h às 15h.

Além da aplicação da terceira dose, Praia Grande continua imunizando adolescentes acima dos 12 anos e também adultos, tanto para a primeira quanto para a segunda dose. O Município continua aplicando a segunda dose do imunizante da Pfizer com 21 dias de intervalo para pessoas acima de 18 anos e com oito semanas para adolescentes de 12 a 17 anos. No caso da AstraZeneca/Oxford/Fiocruz, o intervalo entre a primeira e segunda dose é de oito semanas. Para a Coronavac, o intervalo permanece de 21 dias.

Cubatão

Em Cubatão, o intervalo para aplicação da dose adicional da vacina contra a covid-19 passa a ser de quatro meses nesta sexta-feira (3), seguindo a nova orientação do Estado, que vale para todas as pessoas a partir de 18 anos que tomaram as duas doses há pelo menos 120 dias, ou seja, quem completou seu ciclo vacinação até o mês de agosto. A alteração faz parte do Plano Estadual de Imunização (PEI) e segue a diretriz do Programa Nacional de Imunização (PNI).

Devido à ampliação do público para dose adicional, o PEI está distribuindo aos municípios novas doses de imunizantes. De acordo com o PEI, o imunizante para a dose de reforço será aquele que estiver disponível no posto de saúde.

Esquema de vacinação em Cubatão:

Confira idades, grupos e intervalos entre doses (Obrigatório apresentar CPF e documento com foto)

1ª DOSE

A partir de 12 anos de idade (menores de 18 anos devem estar acompanhados por um adulto responsável ou ter em mãos um termo de responsabilidade).

2ª DOSE

Coronavac: 28 dias (quatro semanas) a partir da primeira dose;

Astrazeneca: 56 dias (oito semanas) a partir da primeira dose;

Pfizer para adultos: 21 dias (três semanas), a partir da primeira dose;

Pfizer para adolescentes de 12 a 17 anos: 56 dias (oito semanas) a partir da primeira dose.

Pessoas que farão viagens internacionais podem tomar a segunda dose da Astrazeneca em 28 dias (quatro semanas) e a da Pfizer em 21 dias (três semanas, para todas as idades).

DOSE ADICIONAL (reforço)

Janssen para adultos: 61 dias (dois meses) a partir da dose única;

Janssen para imunossuprimidos: 28 dias(quatro semnas) a partir da dose única.

Demais imunizantes:

Pessoas a partir de 18 anos: 5 meses após a segunda dose;

Pessoas com imunossupressão: 28 dias quatro semanas) após a segunda dose.

Itanhaém

A Vacinação em Itanhaém está liberada para todos os públicos. Sendo que a dose de reforço está sendo aplicada em maiores de 18 anos que tomaram a segunda dose há mais de 4 meses.

Bertioga

A Secretaria de Saúde de Bertioga informa que inicia sexta-feira (3) a redução do intervalo entre a aplicação da segunda e a dose de reforço, que passa a ser de quatro meses. A redução vale para os imunizantes CoronaVac, AstraZeneca  e Pfizer.

Peruíbe

A cidade adotou a redução a partir desta sexta-feira (3) e a população a partir de 18 anos que já tenha tomado a segunda dose há quatro meses, pode procurar as seguintes unidades: Caraguava, Centro, Ribamar, Trevo e Veneza de segunda a sexta, das 9h às 15h.

A ação também acontece semanalmente no mesmo horário, nos postos volantes:

Segunda-feira: Vila Peruíbe
Terça-feira: Torre
Quarta-feira: Santa Isabel e Guaraú
Quinta-feira: Recreio Santista
Sexta-feira: Nova Itariri e Jd. Brasil

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.