Cidades da região recolhem doações para ajudar as vítimas da tragédia no RS

Por Santa Portal em 07/05/2024 às 21:00

Isabela Carrari/Arquivo Prefeitura de Santos
Isabela Carrari/Arquivo Prefeitura de Santos

Em uma ação de solidariedade as cidades da Baixada Santista estão arrecadando doações para as vítimas da tragédia climática que assola o Rio Grande do Sul (RS). As cidades de Santos, São Vicente, Guarujá, Itanhaém, Cubatão e a Autoridade Portuária de Santos estão contando com a ajuda dos cidadãos para ajudar os moradores das cidades afetadas no Rio Grande de Sul. 

Confira abaixo onde doar em cada uma das cidades

Cubatão

O Fundo Social de Solidariedade de Cubatão (FSS) está recebendo doações para a campanha ‘SOS Rio Grande do Sul’. Todos os materiais arrecadados serão destinados para as famílias atingidas pela enchente. O FSS orienta que os itens de maior prioridades são: água, produtos de higiene pessoal (sabonete, xampu, escova de dente, creme dental, etc) e produtos de Limpeza (água sanitária, detergente, desinfetante, esponja, balde, etc) .

Os materiais podem ser entregues no Fundo Social de Cubatão que fica no Vão Cultural do Parque Anilinas (Av. Nove de Abril, s/nº), de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Para outras informações, como retirada de doações volumosas e tipos de cestas, os contatos podem ser feitos pelo telefone (13) 3362-4701 e pelo endereço e-mail fundosocial@cubatao.sp.gov.br.

Guarujá

A Prefeitura de Guarujá criou, nesta segunda-feira (6), um centro de doações para as vítimas das enchentes causadas por temporais no Rio Grande do Sul. Os donativos podem ser entregues no Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Guarujá, que fica na Rua Cavalheiro Nami Jafet, 549 – Centro, O atendimento acontece de segunda a sexta, das 9 às 17 horas. A população pode ajudar doando alimentos não perecíveis, água mineral e produtos de higiene pessoal.

As enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul deixaram, até o momento, 83 mortos, centenas de famílias desalojadas, além de destruir pontes e estradas, afetando a população urbana e a rural no estado gaúcho.

Itanhaém

O Poupatempo de Itanhaém e o Fundo Social de Solidariedade de Itanhaém recebem doações para as vítimas das fortes chuvas, a partir desta segunda-feira (06). Em Itanhaém, o Poupatempo fica localizado na Rua Leão XIII, 67, no Suarão, e as doações podem ser realizadas de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas, e aos sábados, das 9 às 13 horas.

Já o Fundo Social de Solidariedade de Itanhaém fica localizado na Rua Aécio Mennucci 281, no Centro, e estará recebendo doações de água potável, produtos de higiene pessoal e itens de limpeza de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 13 às 16 horas.

Todos os itens recebidos serão destinados ao Fundo Social de São Paulo (FUSSP) para distribuição aos atingidos pelas fortes chuvas no Sul.

Santos 

A mobilização para ajudar os moradores do Rio Grande do Sul, que sofrem com os temporais que persistem no estado, continua em Santos. O Fundo Social de Solidariedade (FSS) prorrogou até a próxima sexta-feira (10) o período para que os santistas façam suas doações na sede da entidade (Av. Conselheiro Nébias, nº 388, Encruzilhada), que serão enviadas às áreas mais afetadas pelas chuvas.

Na manhã desta segunda-feira (6), o estado gaúcho contabilizava 345 municípios afetados, com mais de 19 mil pessoas em abrigos e cerca de 122 mil desalojadas, além de 83 mortos.

No momento, a prioridade é para doação de água potável e produtos de limpeza e higiene, como fraldas e lenços umedecidos, além roupas de cama e banho. Alimentos não perecíveis também podem ser doados, lembrando que a preferência é por produtos prontos ou que necessitem do menor preparo prévio possível, como leite em pó e enlatados.

Parte das arrecadações, realizadas em mutirão durante sábado (4) e domingo (5), será levada, nesta terça-feira (7), para o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (FUSSESP), que organiza o transporte das doações com companhias aéreas voluntárias para o RS.

Interessados em doar devem comparecer, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, na sede do FSS. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (13) 3222-8050.

São Vicente

A Secretaria da Educação de São Vicente (Seduc) anunciou nesta segunda-feira (6) a campanha “De criança para criança”, a qual todas as escolas municipais passam a funcionar também como polo de arrecadação de brinquedos e materiais escolares que serão destinados às vítimas das enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul.

Além de receberem os materiais, as unidades educacionais também poderão fazer reflexões pedagógicas interdisciplinares sobre questões climáticas, sobre doação, empatia e amor ao próximo.

Quais itens serão arrecadados? –  Brinquedos novos ou usados, em bom estado de conservação, e material escolar (caderno, lápis, lápis de cor, massinha, caneta hidrográfica e livros de colorir).

Como participar? – Mesmo quem não tem filho na rede municipal, pode colaborar. Todas as unidades escolares, bem como as creches e a Secretaria da Educação serão postos de arrecadação. Basta levar o item a ser doado e entregar diretamente ao responsável da unidade. 

Prazo para arrecadação – No período de 7 a 17 de maio as unidades receberão as doações e mensagens de apoio para que sejam encaminhadas à região do Sul.

Premiação – Para incentivar ainda mais nossas crianças, a turma da unidade que tiver o maior número de itens arrecadados ganhará um passeio local.

Autoridade Portuária de Santos

A Autoridade Portuária de Santos (APS) começa, nesta terça-feira (7/5), a partir do meio-dia, a receber doações para ajudar as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul, atendendo convocação do Governo Federal por meio do Ministério dos Portos e Aeroportos. Serão arrecadados mantimentos e objetos a serem enviados às áreas afetadas.

Foi fornecida uma lista dos itens que as famílias vítimas da tragédia climática mais precisam:

– água potável; 

– ⁠colchões;

– ⁠travesseiros;

– ⁠roupas de cama;

– ⁠cobertores; 

– ⁠toalhas; ⁠

– material de limpeza; ⁠

– material de higiene pessoal; e

– ⁠alimentos não perecíveis.

Para tanto, foi montado um setor de recebimento e registro das doações na APS, com entrada pela portaria de seu Centro de Treinamento, ao lado do Museu do Porto, na Avenida Conselheiro Rodrigues Alves, sem número (em frente ao número 79), no Bairro do Macuco, em Santos. Os motoristas entrarão por uma porta, deixarão as doações e sairão por outra porta, de forma a agilizar as entregas.

Os terminais, sindicatos e empresas que atuam no Porto de Santos também vão contribuir por um sistema de envio de doações, em grandes quantidades, que está sendo organizado pela APS em parceria com os operadores. Novas informações a respeito serão divulgadas nos próximos dias.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.