Cidades da Baixada Santista vacinam novos grupos contra a covid-19 a partir desta segunda

Por #Santaportal em 10/05/2021 às 06:13

VACINA – Algumas cidades da Baixada Santista iniciam a partir desta segunda-feira (10), novos grupos prioritários da covid-19. Dentre elas estão: Santos, São Vicente, Praia Grande, Cubatão e Bertioga. Confira o calendário de cada região:

Santos

Hoje (10), será a vez das pessoas com mais de 18 anos que tenham síndrome de down, pacientes em terapia renal substitutiva (diálise) e transplantados.

Já na terça (11), serão contempladas as gestantes com comorbidades e puérperas (mulheres que tiveram bebê nos últimos 45 dias) e que tenham mais de 18 anos, além das pessoas com deficiência permanente que tenham entre 55 e 59 anos.

Por fim, na quarta-feira (12), as doses passam a ser oferecidas às pessoas com doenças pré-existentes e que tenham entre 55 e 59 anos de idade.

Postos

Santos terá 30 postos de vacinação à disposição, sendo 23 policlínicas, das 8 às 13 h, e sete postos externos, das 8 às 16h.

Vale lembrar que pessoas contempladas em etapas anteriores e que não tomaram a primeira dose, podem se vacinar. Também prossegue a vacinação com a segunda dose de Oxford/AstraZeneca para os que já cumpriram o intervalo de 12 semanas. 

São Vicente

São Vicente segue com a imunização contra a covid-19, atendendo às orientações do Plano Estadual de Imunização (PEI). 

Na segunda-feira (10), pacientes com Síndrome de Down, de 18 a 59 anos; pessoas em terapia renal (hemodiálise e diálise peritoneal), de 18 a 59 anos; e pacientes transplantados e imunossuprimidos, de 18 a 59 anos, já podem tomar a 1ª dose da vacina. É necessário apresentar laudo médico que comprove a condição e comprovante de residência.

Na terça-feira (11), serão vacinados portadores de deficiência permanente, de 55 a 59 anos, mediante apresentação do cartão do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e do comprovante de residência.

Grávidas e puérperas (até 45 dias após o parto), com mais de 18 anos, com comorbidades, também já podem vacinar neste dia. As gestantes, em qualquer período gestacional, devem apresentar comprovante de acompanhamento e/ou pré-natal e laudo médico. As puérperas podem utilizar a declaração de nascimento da criança. Nos dois casos, deve ser apresentado, também, o comprovante de residência.

Ainda na terça-feira (11), metroviários e ferroviários, de 18 a 59 anos, podem receber o imunizante. Este público deve apresentar os últimos holerites, crachá e comprovante de residência. 
Pessoas com comorbidades, com idades entre 55 e 59 anos, podem receber a 1ª dose do imunizante na quarta-feira (12). É necessário apresentar relatório médico ou receita, e comprovante de residência.

Na sexta-feira (14), pessoas com comorbidades, que apresentem laudo médico, podem tomar a vacina. Munícipes com deficiências permanentes, de 50 a 54 anos, também podem se vacinar. É preciso apresentar comprovante de residência e o cartão do BPC.

Praia Grande

Grávidas e puérperas (mulheres com até 45 dias pós-parto) que tenham comorbidades e sejam maiores de 18 anos poderão ser vacinadas contra a covid-19 a partir de terça-feira (11). O Município aguarda a chegada das doses para iniciar a ação.

É necessário apresentar documento de identificação, comprovante de residência, comprovante de estado gestacional (carteira de acompanhamento e/ou pré-natal ou laudo médico) e no caso das puérperas apresentar declaração do nascimento da criança, comprovante da condição de risco (comorbidade) por meio de exames, receitas, relatório médico ou prescrição médica.

Cubatão

Seguindo o Plano Estadual de Imunização (PEI), a Secretaria de Saúde de Cubatão anuncia os novos grupos prioritários a receberem vacinas contra covid-19 a partir desta segunda-feira (10), após início da aplicação da primeira dose para todas as faixas etárias a partir de 60 anos.

Cubatão recebeu 2.550 doses de vacinas para os novos grupos, além de 280 doses de complemento para a segunda dose de profissionais da Educação. O Serviço de Vigilância Epidemiológica ressalta que há doses para todos e que não é necessário chegar com antecedência.

Segunda-feira (10), começam a ser vacinadas pessoas de 18 a 59 anos com síndrome de down, pacientes em terapia renal e transplantados, além da segunda dose para profissionais da educação. Para pacientes em terapia renal e transplantados, a vacinação se dará por meio de retenção de cópia da receita ou apresentação de laudo médico.

Na terça-feira (11), é a vez de grávidas e puérperas com comorbidades a partir de 18 anos e pessoas adultas com deficiência permanente. Além da comprovação da condição de risco e/ou comorbidade, grávidas devem comprovar o estado por meio de carteira de acompanhamento, pré-natal ou laudo médico e puérperas por meio de declaração de nascimento da criança nos 45 dias anteriores.

Já quarta-feira (12), é a vez de pessoas de 55 a 59 anos com comorbidades. As comorbidades devem ser comprovadas por meio de exames, receitas, relatório médico ou prescrição médica.

Trabalhadores do transporte começam a receber a vacina também no dia 11 e motoristas e cobradores de transporte de cargas e passageiros no dia 18. É necessário comprovar a ocupação. Essas três categorias de profissionais devem se cadastrar em https://vacisetrans.sp.gov.br/ .

Bertioga 

vacinação é destinada às pessoas com comorbidades, deficiências, grávidas e puérperas, metroviários e ferroviários, transplantados que utilizam imunossupressores e pacientes em tratamento renal.

Para receber a primeira dose do imunizante, além de documento válido com foto, comprovante de residência, protocolo de agendamento e cartão SUS, as gestantes em qualquer idade gestacional devem apresentar a carteira do pré-natal.

As puérperas podem utilizar a certidão de nascimento das crianças de até 45 dias de vida. As pessoas com deficiência permanente precisam apresentar o comprovante do recebimento do Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC).

Qualquer pessoa com comorbidades deve apresentar comprovante da condição de risco por meio relatório médico, valendo para todos do público-alvo em questão. De acordo com o Ministério da Saúde, doenças cardiovasculares, insuficiência cardíaca, diabetes mellitus e pneumopatias crônicas graves fazem parte das comorbidades.

Confira o calendário:

Segunda-feira (10) – Pessoas com Síndrome de Down, pacientes em tratamento renal e transplantados (18 a 59 anos)

Terça-feira (11) – Metroviários e ferroviários, grávidas e puérperas com comorbidades (a partir de 18 anos) e pessoas com deficiência permanente (55 a 59 anos);

11, 12 e 13 de maio – Pessoas com comorbidades (55 a 59 anos).

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.