22/11/2021

Cidades da Baixada Santista vacinam contra a covid-19 nesta segunda-feira

Por Santa Portal em 22/11/2021 às 06:01

A Baixada Santista continua vacinando contra a covid-19 nesta segunda-feira (22). Em Santos, o público a partir de 55 anos poderá receber a terceira dose contra a covid-19 caso já tenha cumprido o prazo de cinco meses após a segunda dose.

São Vicente e Guarujá também divulgaram que seguem com a imunização normalmente nesta segunda. Públicos de todas as idades a partir de 12 anos podem receber a primeira, segunda ou terceira dose contra a covid-19 de acordo com a necessidade.

As prefeituras de Praia Grande, Cubatão, Bertioga, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe foram procuradas pelo Santa Portal a respeito da vacinação contra a covid-19 nesta segunda-feira, mas não responderam até a publicação desta matéria.

Santos

Seguindo a recomendação estadual para ampliar os públicos atendidos com o reforço da vacina contra a covid-19, Santos passa a aplicar nesta segunda-feira (22) a dose adicional em pessoas com 55 anos ou mais que tenham cumprido intervalo de cinco meses da segunda dose. Há nove postos voltados para o atendimento deste público, que funcionam das 8h às 16h.

Também a partir de segunda, todos os demais grupos anteriormente atendidos com a dose de reforço passam a cumprir o intervalo de cinco meses da segunda dose, exceto os imunossuprimidos, cuja espera continua de 28 dias. A Cidade aguarda o envio de mais doses de imunizantes pelo governo estadual para ampliar a vacinação a outras faixas etárias.

São Vicente

São Vicente segue aplicando as primeiras, segundas e terceiras doses em todos os postos de vacinação. A vacinação acontece em todos os postos de saúde fixos e móveis.

Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Estratégias de Saúde da Família (ESF) atendem de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h30. São elas:

– UBS Central (Avenida Antônio Emmerich, 509 – Vila Mello)

– UBS Catiapoã (Av. Pérsio de Queiroz Filho, 733/734)

– UBS /ESF Náutica III (Rua Nicolau Patrício Moreira, 225)

– UBS/ ESF Praça Vitória (Praça Vitória, s/n – Vila Voturuá)

– UBS/ESF Parque Bitaru (Praça Infante Dom Henrique, s/n)

– ESF Parque São Vicente (Praça Dom Pedro I, s/n)

– ESF Japuí (Avenida Tupiniquins, s/n)

– UBS / ESF Vila Margarida (Rua Polydoro de Oliveira Bittencourt, 299)

– ESF Humaitá (Rua Maria Rocco, s/n)

– UBS /ESF Samaritá (Rua Sergipe, 70)

– UBS/ESF Parque das Bandeiras (Praça Dário Aredes Lacerda, 70 Loja 11)

– UBS/ESF Vila Ponte Nova E ESF Quarentenário (Rua Salvador, s/n)

– UBS/ ESF Jardim Guassu (Rua Lagarto, 101)

– UBS/ESF JIP (Rua Roberto Koch, 584 – Jóquei Clube)

– UBS Pompeba (Rua Antonio da Costa, s/n)

– UBS/ ESF Sambaiatuba (Praça Dom Bosco, s/n)

– ESF Saquaré / ESF México 70 (Rua do Meio, s/n – Vila Margarida)

– UBS Tancredo Neves (Rua Luiz Meirelles Araújo, s/n)

– ESF Esplanada dos Barreiros (Avenida Brasil, s/n)

– ESF Sá Catarina (Rua Travessa do Parque, s/n – Catiapoã)

– ESF Parque Continental (Avenida Central, 940)

– ESF Gleba II (Avenida Dr. Celso Santos, 510)

– ESF Nova São Vicente e ESF Vila Ema (Rua Eliseu Almeida Melo, 10)

– ESF Jardim Rio Branco I (Rua Antônio RiscalleHusne, 1.760)

– ESF Jardim Rio Branco II e III (Rua Eduardo Cação, s/n)

– ESF Jardim Rio Negro (Rua E, 110)

Postos Móveis

– Região Insular: Brisamar Shopping (Rua Frei Gaspar, 365, Centro) atende no 3° andar, loja 329, das 9h às 20h.

– Área Continental: Ginásio Poliesportivo Dr. Luiz Gonzaga (Praça dos Ambientalistas, s/n, Jardim Rio Branco), vacina das 9h às 15h30.

Públicos

– Primeira dose: público geral, acima de 12 anos

– Segunda dose: público de 12 anos e demais faixas etárias divulgadas anteriormente

– Terceira dose de reforço: profissionais da saúde e da educação; pessoas acima de 60 anos, que tenham recebido a segunda dose até 19 de setembro; público adulto (18 anos ou mais) com alto grau de imunossupressão, respeitando o intervalo de 28 dias após a segunda dose ou dose única; e pessoas com 18 anos ou mais, que tomaram a segunda dose até 19 de junho, que tenham completado o esquema vacinal em cinco meses (152 dias). 

Oxford/AstraZeneca

A vacina da Oxford está disponível na loja do Brisamar e no Ginásio Poliesportivo Luiz Gonzaga, no Rio Branco.

Além disso, as seguintes Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Estratégia de Saúde da Família (ESF), que atendem de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h30, também oferecem o imunizante:

– UBS Central (Avenida Antônio Emmerich, 509 – Vila Mello)

– UBS Catiapoã (Av. Pérsio de Queiroz Filho, 733/734)

– ESF Ponte Nova (Rua Salvador, s/n – Jardim Irmã Dolores)

Pfizer/BioNTech

Munícipes, a partir dos 18 anos, que completaram 21 dias do início do ciclo vacinal, podem se dirigir ao posto mais próximo para receber a segunda dose do imunizante.

Praia Grande

A vacinação em Praia Grande segue no polo Ginásio Rodrigão, de segunda a domingo, das 9h às 15h, para pessoas acima de 12 anos (primeira e segunda dose) e terceira dose (dose adicional) para pessoas acima dos 18 anos.

Mais informações estão disponíveis no site da Prefeitura.

Guarujá

Guarujá continua aplicando a dose de reforço contra a covid-19 em todos os munícipes maiores de 18 anos que já receberam a segunda dose, com o período de intervalo de 60 dias. A medida entrou em vigor na terça-feira (16), nos 20 postos de vacinação da Cidade.

Os profissionais de saúde, educação, assistência social, segurança pública e serviços funerários já recebem a terceira dose após 60 dias.

Para receber a dose de reforço, os munícipes maiores de 18 anos que completaram o ciclo vacinal há dois meses devem comparecer em um dos 20 postos de vacinação da Prefeitura de Guarujá com um documento original com foto e a carteira de vacinação. Confira os endereços:

Postos de Vacinação:

1 – UBS Vila Alice – O atendimento da Unidade está, provisoriamente durante a reforma estrutural do imóvel, sendo realizado no Centro de Apoio Psicossocial Álcool e Drogas – Caps AD II, na Rua Josefa Hermínia Caldas, 470 – Jardim Progresso;

2 – UBS Morrinhos – Praça do Comércio, s/nº;

3 – UBS Pernambuco – Rua Samambaia, s/nº;

4 – UBS Pae Cará – Avenida São João, 155;

5 – UBS Vila Baiana – Rua Vereador Orlando Falcão, 172;

6 – Usafa Santa Rosa – Rua Manoel da Cruz Michael, 387;

7 – Usafa Cidade Atlântica – Rua Uruguai, 3.000;

8 – Usafa Jardim Boa Esperança – Avenida Adriano Dias dos Santos, 533;

9 – Usafa Jardim Brasil – Rua Poeta Alberto de Oliveira, s/nº;

10 – Usafa Jardim Conceiçãozinha – Avenida Bento Pedro da Costa, s/nº;

11 – Usafa Jardim dos Pássaros – Rua Rouxinol, 25;

12 – Usafa Jardim Las Palmas – Rua José Alves de Oliveira, s/nº;

13 – Usafa Jardim Progresso – Rua Josefa Hermínia Caldas, s/nº;

14 – Usafa Perequê – Rua Rio Branco, 235;

15 – Usafa Santa Cruz dos Navegantes – Rua Antônio Pinto Rodrigues, s/nº;

16 – Usafa Sítio Conceiçãozinha – Rua Santo Antônio, 117;

17 – Usafa Vila Áurea – Rua Francisco de Castro, s/nº;

18 – Usafa Vila Edna – Avenida Brasil, s/n;

19 – Usafa Vila Rã – Rua Maria Geralda Valadão, 1.114;

20 – Usafa Vila Zilda – Rua Paulo Agostinho Silva, s/nº.

Cubatão

Podem tomar a dose adicional todas as pessoas a partir de 18 anos que tomaram as duas doses há pelo menos cinco meses (152 dias), ou seja, quem completou seu ciclo vacinação até o mês de junho. A alteração faz parte do Plano Estadual de Imunização (PEI) e segue a diretriz do Programa Nacional de Imunização (PNI).

Devido à ampliação do público para dose adicional, o PEI está distribuindo aos municípios novas doses de imunizantes. De acordo com o PEI, o imunizante para a dose de reforço será aquele que estiver disponível no posto de saúde.

De acordo com Documento Técnico expedido em 17/11 pelo Centro de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, está mantido o intervalo de 28 dias (4 semanas) para dose adicional de pessoas com alto grau de imunossupressão.

Consideram-se pessoas com alto grau de imunossupressão indivíduos que possuam: imunodeficiência primária grave; quimioterapia para câncer; transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas; (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras; pessoas vivendo com HIV/Aids; uso de corticóides em doses iguais ou acima de 20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por mínimo de 14 dias; uso de drogas modificadoras da resposta imune – Metotrexato; Leflunomida; Micofenolato de mofetila; Azatiprina; Ciclofosfamida; Ciclosporina; Tacrolimus; 6-mercaptopurina; Biológicos em geral (infliximabe, etanercept, humira, adalimumabe, tocilizumabe, Canakinumabe, golimumabe, certolizumabe, abatacepte, Secukinumabe, ustekinumabe); Inibidores da JAK (Tofacitinibe, baracitinibe e Upadacitinibe); autoinflamatórias, doenças intestinais inflamatórias; pacientes em terapia renal substitutiva (hemodiálise); epacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.

Podem se vacinar com a primeira dose pessoas a partir de 12 anos de idade. Quem chegar ao dia da segunda dose de acordo com o cartão de vacinação também poderá completar a imunização:

AstraZeneca: 56 dias (oito semanas) a partir da primeira dose;

Pfizer para adultos: 21 dias (três semanas), a partir da primeira doses;

Pfizer para adolescentes de 12 a 17 anos: 56 dias (oito semanas) a partir da primeira dose.

Já as pessoas que farão viagens internacionais podem tomar a segunda dose da AstraZeneca em 28 dias (quatro semanas) e a da Pfizer em 21 dias (três semanas, para todas as idades).

Com a mudança anunciada pelo Ministério da Saúde em 16/11, a terceira dose, ou dose adicional, é ofertada a todas as pessoas a partir de 18 anos com intervalo de 5 meses (152 dias).

Para primeiras doses, é necessário comparecer ao local com documento de identidade e comprovante de residência. Menores de 18 anos devem estar acompanhados por um adulto responsável ou ter em mãos um termo de responsabilidade. Para segundas e terceiras doses, é necessário, além da identificação, apresentar o cartão de vacinação com as doses anteriores.

Sobre a Janssen, o SVE de Cubatão seguirá o anúncio do governo estadual: “Ainda seguindo o Governo Federal, quem tomou a dose única da vacina da Janssen deverá tomar uma segunda dose após oito semanas e, após cinco meses de completar o ciclo vacinal, já poderá receber a dose de reforço. O Estado de São Paulo, porém, não conta com estoque deste imunizante e aguarda o envio de doses do Ministério da Saúde para definir a adesão às novas diretrizes com relação a esta vacina”.

Locais de vacinação
Nas 14 unidades de Saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16 horas.

– UBS Vila São José (Avenida Bandeirantes, s/nº);

– USF Afonso Schmidt, Área 5 (Rua Manoel Leal, s/nº, Jardim São Francisco);

– UBS Jardim Casqueiro (Rua Espanha, s/nº);

– UBS Jardim 31 de Março (Rua Antônio Simões de Almeida, s/nº);

– USF Jardim Nova República-Bolsão 8 (Avenida Deputado Esmeraldo Tarquinio, s/nº);

– UBS Vila Nova (Rua São João, 185);

– USF Vila dos Pescadores (Rua Santa Júlia, s/nº);

– USF Ilha Caraguatá (Rua Feud Farah, s/nº);

– USF Cota 200 (2ª Passarela da Via Anchieta km 50, s/nº);

– USF Vila Esperança-Morro do Índio (Avenida Principal, 4003);

– USF Mário Covas (Rua das Palmas, 128, Vila Natal);

– USF Pilões (Caminho dos Pilões, 974);

– USF Cota 95 (Faixa do Oleoduto, s/nº, Pinhal do Miranda);

– USF Vale Verde (Rua Vereador Paulo Enos, s/nº).

Mongaguá

Mongaguá está com atendimento em todos os postos de saúde a partir desta segunda-feira (22) até sexta-feira (26), das 8h30 às 11h30. Já no Itapoan, o atendimento estará disponível nos dias 23, 24 e 25 de novembro, das 13h30 às 16h.

Podem tomar a dose de reforço pessoas a partir de 18 anos com cinco meses da segunda dose, e imunossuprimidos após 28 dias da segunda doses.

Além disso, nesses postos estarão disponíveis primeiras e segundas doses para pessoas a partir de 12 anos. O prazo da segunda dose da Pfizer para pessoas de 12 a 17 anos é de 56 dias. Para 18 anos ou mais é de 28 dias a Pfizer e Coronavac, e 56 dias a Astrazeneca.

É obrigatório apresentar comprovante de residência, CPF, cartão SUS e comprovante das doses já tomadas.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.