Cidades da Baixada começam a aplicar 4ª dose; idosos devem receber reforço em abril

Por Santa Portal em 17/02/2022 às 06:01

Divulgação/Prefeitura de Praia Grande
Divulgação/Prefeitura de Praia Grande

Santos, São Vicente, Praia Grande, Guarujá, Itanhaém e Bertioga são as cidades da região que já estão aplicando a quarta dose da vacina contra a covid-19 para imunossuprimidos.

Além desse público, o Governo do Estado de São Paulo planeja incluir os idosos nesta etapa do cronograma. Segundo o coordenador executivo do Comitê Científico, João Gabbardo, os idosos devem ser contemplados com a nova dose de reforço a partir de 4 de abril.

Gabbardo destaca a necessidade de que os idosos tomem a quarta dose porque nesse grupo há redução da capacidade imunológica. “É baseado nisso que o comitê científico entende que os idosos também estão incluídos nesse grupo de imunossuprimidos. Eles passam por um processo em que há redução de sua capacidade imunológica. Há uma redução no tempo em que essas pessoas que são vacinadas ainda apresentam imunidade”, disse.

O Santa Portal entrou em contato com as prefeituras da Baixada Santista para obter mais detalhes sobre esse cronograma da quarta dose, inclusive no que se refere a vacinação dos idosos.

Veja o que diz cada cidade:

Santos

O segundo reforço aos imunossuprimidos já é oferecido desde 23 de dezembro em Santos. Com relação à oferta do segundo reforço aos idosos, a Prefeitura de Santos aguarda nota técnica do Estado.

São Vicente

A Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria da Saúde (Sesau) informou que está aplicando a quarta dose da vacina contra a covid-19 em pessoas imunossuprimidas a partir de 12 anos. Sobre a imunização dos idosos, a Sesau aguarda orientação da Secretaria de Saúde do Estado.

Praia Grande

A quarta dose está disponível para pacientes imunossuprimidos acima de 18 anos desde 18 de janeiro, em Praia Grande. Quanto aos idosos, o município aguarda orientação do Estado.

Guarujá

A Prefeitura de Guarujá informa que ainda não foi notificada pelo Governo Estadual sobre a quarta dose da vacina contra covid-19 para idosos. Já para imunossuprimidos adultos está liberada a quarta dose e para adolescentes, a terceira, em 13 unidades de saúde.

Cubatão

O Serviço de Vigilância Epidemiológica de Cubatão acompanha as orientações do Plano Estadual de Imunização e aguarda as notas técnicas e a previsão de entrega das novas doses para idosos por parte da Secretaria de Saúde do Estado.

Bertioga

A Prefeitura de Bertioga iniciou a aplicação da quarta dose da vacina contra a covid-19 em imunossuprimidos, com idade entre 12 a 17 anos, que receberam a dose de reforço há mais de dois meses. A vacinação acontece em todas as UBSs e USFs, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

Para se receber a dose, os menores devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis e apresentar comprovante de residência no Município, documento de identidade com foto, CPF, cartão SUS (se possuir) e carteira de vacinação.

CONFIRA OS POSTOS DE VACINAÇÃO:

ESF Boraceia – Rua Vereador Geraldo Rodrigues Montemor, s/nº;

ESF Guaratuba – Rua Aprovada 863, n°110;

UBS Indaiá – Rua São Francisco do Sul, s/nº;

UBS Central – Rua Alberto Augusto de Andrade (antiga Rua 14), s/nº, Maitinga;

UBS Mirosam – Rua São Gonçalo, s/nº (Vila do Bem), Chácaras;

UBS Vicente de Carvalho – Rua Epiphanio Batista, 637, Jardim Vicente de Carvalho.

Itanhaém

A vacinação de imunossuprimidos de 12 ou mais anos está sendo realizada no Posto Volante do Turismo no horário das 8 as 16 horas, de segunda a sexta, por livre demanda, em Itanhaém. Este público já está recebendo a quarta dose contra a covid-19, segundo a prefeitura.

Peruíbe

De acordo com o Departamento Municipal de Vigilância em Saúde, até o momento o setor não foi comunicado oficialmente pelo Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) do Estado mas, assim que for comunicado, iniciará imediatamente o planejamento.

Mongaguá não retornou ao Santa Portal sobre a vacinação de idosos com a quarta dose contra a covid-19.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.