Chuvas ajudam, mas Sabesp diz que região ainda passa por estiagem

Por Santa Portal em 30/08/2022 às 06:01

(Foto: Reprodução/Santa Cecília TV)
(Foto: Reprodução/Santa Cecília TV)

A Sabesp informou que, apesar da região ter tido chuvas nos últimos dias, que beneficiaram o sistema integrado que abastece a Baixada Santista, a região ainda atravessa um período de estiagem, e que, por isso, ainda há locais sem água, como em Guarujá

A companhia diz que tem trabalhado para minimizar a variação na pressão da água. Desde julho, moradores de diversos bairros de Guarujá relatam estar sem água. As torneiras secas se tornaram problema recorrente, e por isso, a população busca ajuda das autoridades.

A Prefeitura de Guarujá informou que tem cobrado a revisão do contrato da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) com a Administração Municipal, além de mais investimentos para a construção de reservatórios de água no Município, para que a cidade não fique refém da falta de chuvas e do consequente desabastecimento.

A Prefeitura cobra a construção do Centro de Reservação de Morrinhos e a instalação de um reservatório na Cava da Pedreira.

Ainda de acordo com o município, somente nos últimos dois meses, a Prefeitura realizou uma série de ações para que a Sabesp resolva o problema. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) levou o caso ao Ministério Público e se reuniu, diversas vezes, com a Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp), e o Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comdema).

A Arsesp fiscaliza os serviços e instalações da Sabesp desde julho e apresentará um relatório técnico ao Município.

A Semam oficiou à Sabesp sobre o desabastecimento e o prefeito, Válter Suman, foi ao sistema de captação do Rio Jurubatuba e Jurubatuba-Mirim exigir explicações e soluções a curto, médio e longo prazo. O chefe do Executivo esteve ainda na Cetesb para pleitear a celeridade no licenciamento ambiental para a construção do Centro de Reservação de Morrinhos.

Foi convocada ainda uma reunião extraordinária com o Conselho de Saneamento Ambiental, que exige a revisão do contrato.

Orientações

A Sabesp reforça a orientação à população para o uso consciente da água nos imóveis com melhores condições de abastecimento e segue disponibilizando 14 caminhões-tanque, mobilizados para atender emergencialmente especificamente a cidade e seu distrito por meio dos telefones 195 ou 0800 0550195. Para isso é importante informar o endereço do imóvel.

A Sabesp realiza investimentos contínuos para aprimorar os sistemas de saneamento da região. Somente em 2021, foram investidos R$ 59 milhões no abastecimento de água de Guarujá e Vicente de Carvalho, além de valores aplicados nos demais municípios da Baixada Santista, que é atendida por um sistema interligado. No caso de Guarujá e Vicente de Carvalho, uma tubulação subaquática interligada a Santos reforça o fornecimento, trazendo água da estação de tratamento de Cubatão.

Veja algumas dicas de uso consciente:

1. Use vassoura e balde para lavar áreas como garagem, corredores, dentre outras. Não utilize mangueiras.

2. Não dê descarga à toa e não utilize o sanitário como lixeira. Em apenas seis segundos de válvula acionada vão embora cerca de 12 litros de água.

3. Não use água corrente para descongelar alimentos.

4. Fique muito atento a possíveis vazamentos. Eles podem passar despercebidos e são grandes causas do desperdício.

Para saber mais acesse o site.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.