03/01/2021

Chuvas afetam abastecimento de água na Baixada Santista

Por #Santaportal em 03/01/2021 às 12:04

BAIXADA SANTISTA – A Sabesp informa que as fortes chuvas que vêm atingindo a Baixada Santista desde o dia 1º (sexta-feira) reduziram a produção de água tratada na região. Os temporais aumentam o volume dos rios e deslocam grande quantidade de lama, pedras, troncos e galhos de árvores, entre outros materiais que atingem as captações e comprometem as condições para o tratamento da água bruta.

O sistema opera neste domingo (3) em recuperação do nível dos reservatórios que distribuem água tratada aos imóveis. De acordo com a companhia, equipes trabalham de forma ininterrupta realizando medidas corretivas e manutenções para desobstrução e limpeza das captações. Por isso, nesse momento é essencial o uso consciente das caixas-d’água domiciliares, para que não sejam sentidos reflexos no consumo, lembrando que a reservação interna dos imóveis deve ser dimensionada conforme determinam as normas técnicas para instalações prediais (decreto estadual 12.342/78 e regra da ABNT).

A Sabesp informa ainda que está disponibilizando caminhões-tanque para os atendimentos emergenciais, que podem ser informados durante 24h pela Central de Atendimento Telefônico, que funciona gratuitamente nos números 0800 0550195 ou 195. Além da Agência Virtual no www.sabesp.com.br ou no aplicativo para celulares e tablets iOS ou Android, que permite enviar fotos.

Chuvas de sábado
Em Santos, as chuvas deixaram as ruas de vários bairros alagados. A Defesa Civil informa que o índice pluviométrico das últimas 72h é de 46,2mm. Os morros em observação e não há registro de ocorrências.

No trânsito, a CET-Santos informa que há um pequeno ponto de alagamento, porém transitável, na Nossa Sra Fátima (sentido SV/Santos), próximo à Rua Ana Santos.

A Defesa Civil continua monitorando as áreas de risco e realizando vistorias preventivas. A orientação é que os moradores destas áreas fiquem atentos a qualquer movimentação de solo ou rachaduras. Neste caso, ele deve sair do local e comunicar de imediato o 199 da Defesa Civil.

Já a Prefeitura de São Vicente informa que um grupo de pessoas ficou isolado em um sítio no Jardim Acaraú (zona rural da Cidade), após a queda de uma árvore bloquear a estrada durante a chuva na noite de sábado.

O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil foram acionados e dirigiram-se ao local para providenciar a liberação do acesso.

A remoção da árvore foi concluída pela manhã. Não houve vitimas. Metade do grupo deixou o local a pé, enquanto os demais permaneceram no imóvel, aguardando a liberação da estrada.

Os trabalhos de desobstrução da via foram realizados pela equipe da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedup).

Os último boletim aponta nível pluviométrico de 46,8 mm no período de 72 horas. O nível vigente é de Observação.

Em Praia Grande, vários bairros ficaram completamente tomados pela água. Até mesmo a orla da Cidade sofreu com os alagamentos. A situação fez com que muitos motoristas tivessem dificuldades para transitar pelas vias do município, no primeiro sábado do ano.

A Defesa Civil Praia Grande informa que não registrou ocorrências por causa da chuva deste sábado (2). E pontos de acúmulo de água já foram escoados pelo sistema de drenagem sem problemas.

Os moradores das regiões sujeitas a deslizamentos devem ficar atentos, entre outros, nas enxurradas barrentas, inclinação de árvores e postes, surgimento de rachaduras e trincas nas paredes. Caso o munícipe registre algum problema relacionado, a Prefeitura pede que entre em contato com a defesa civil através dos telefones 199 e 153.

Em relação ao acumulado de chuva em Praia Grande no período de 24 horas, foi de 110,5 milímetros. Já o total das últimas 72h, foi de 122,5mm.

Os vídeos abaixo foram cedidos pelas páginas Conexão Litoral & Vale do Ribeira e Praia Grande Mil Grau.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.