13/12/2022

Chuva causa problemas no trânsito e queda de árvores na Baixada Santista

Por Santa Portal em 13/12/2022 às 11:00

Santa Cecília
Santa Cecília

A chuva desta terça-feira (13) atingiu a Baixada Santista e causou problemas no trânsito, queda de 14 árvores e fechamento do Centro de testagem de covid-19 na Zona Noroeste, em Santos. De acordo com a Climatempo, a mudança no tempo é devido a passagem de uma frente fria.

A chuva acontece devido ao encontro de uma massa de ar quente, que estava na região, com a massa de ar frio que chegou no começo da semana. Por conta desse encontro, o ar quente sobe, fazendo com que mais nuvens sejam formadas, com isso, a chuva acaba sendo mais volumosa.

Ainda de acordo com a Climatempo a queda de temperatura é bastante abrupta ao ser comparada com o último final de semana. Nesta quarta-feira (13) o vento pode chegar a 17 km/h e a temperatura mínima será de 22 ºC.

A Defesa Civil do Estado de São Paulo alertou para a possibilidade de chuvas fortes na Baixada Santista no início da manhã desta quarta. De acordo com a Defesa Civil, a projeção de chuva entre domingo e terça é de 120 mm.

Além desse registro, a Defesa Civil também emitiu um alerta de chuva, raios, ventos e granizo em todo o Estado de São Paulo.

O tempo fica instável em toda a Baixada Santista devido a passagem de uma frente fria. Muitas áreas de instabilidade crescem sobre a região e provocam pancadas de chuva frequentes, a qualquer hora. O tempo fica chuvoso e terá grandes acumulados até o fim do dia. Há risco de alagamentos.

Vando Silva, morador de Peruíbe registrou o momento da formação da chuva que atingiu a cidade. O registro foi acelerado e é possível observar o movimento das nuvens até a concentração da chuva.

Reprodução/Vando Silva Fotos

Ocorrências na Baixada Santista

Cubatão

A Secretaria de Manutenção Urbana e Serviços Públicos (Sesep) de Cubatão informou que houve queda de árvore no Caminho 2 (Vila Natal), Vale Verde (Rua das Mangabeiras), na entrada do bairro do Curtume, na Vila Nova (Av. Nossa Senhora da Lapa). 

A Defesa Civil da cidade informou que também houve registro de queda de galhos na Vila Natal. Além disso, houve queda de uma árvore em frente ao Paço Municipal, mas sem prejuízos ou acidentes.

Em Cubatão não houve registros de alagamentos. Nas últimas 24h choveu 4,8 mm na região central e 10,2 na Serra do Mar.

Santos

Na cidade, o índice pluviométrico das últimas 72 horas é de 9,2 mm, já o acumulado do mês, 68,4 mm. De acordo com a Prefeitura, os morros em estado de observação, até o momento não houve registro de o ocorrências.

Avenida Nossa Senhora de Fátima apresenta alagamento nos dois sentidos, no trecho próximo à rua Ana Santos, nas faixas centrais e da direita. As faixas da esquerda estão transitáveis.

O centro de testagem da covid-19 da Zona Noroeste não irá funcionar devido à inviabilidade do uso da quadra pela forte chuva com vento. Os moradores da região que necessitarem do serviço podem ir à policlínica de referência do local de moradia, das 8h às 14h.

O outro Centro de Testagem da Covid-19, na Portuguesa Santista (Av. Pinheiro Machado, 240) funcionará normalmente, das 8h às 14h.

Praia Grande

Em Praia Grande, choveu 6 mm nas últimas 24h e a Prefeitura informou que a Administração Municipal salienta ainda que o sistema de drenagem e viário da Cidade não foi afetado.

E caso a população registre algum problema relacionado à chuva pode entrar em contato com a Defesa Civil através do telefone 199.

São Vicente

Na cidade, uma árvore ficou emaranhada nos fios de energia na rua Marcolino Xavier de Carvalho. De acordo com a Prefeitura, a árvore era grande e foi preciso o apoio de uma máquina com cesto. Além disso, foi preciso o apoio do trânsito para fechar o fluxo, o local é próximo ao ponto de ônibus.

Na cidade, o índice pluviométrico foi de 9,2 mm nas últimas 24h.

Bertioga

A  Defesa Civil de Bertioga informa que, nas últimas 24 horas, o índice pluviométrico é de 22 mm e o acumulado de 72 horas é de 22 mm.

De acordo com o órgão, houve uma ocorrência de queda de árvore, mas sem vítimas. Não existem desabrigados e desalojados.

O órgão está operando pelo Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC), em estado de observação e monitorando as áreas de maior vulnerabilidade.

Peruíbe

A média de chuva em Peruíbe, a média é de 71,23 mm, de acordo com a Prefeitura, ainda não houve informações sobre prontos de alagamento ou pontos de ressaca.

Mongaguá

A Defesa Civil de Mongaguá registrou seis ocorrências de queda de árvores, uma ocorrência de destelhamento e uma ocorrência de queda de fio energizado. Choveu aproximadamente 28 mm nas últimas 72 horas na cidade.

Guarujá

 A Defesa Civil de Guarujá informa que o acumulado de chuva das últimas 24 horas de 20,9 mm. Já das últimas 72 horas foi de 20,9 mm. O acumulado mensal está em 160,9 mm. A média prevista para Dezembro é de 213,1 mm. A Cidade está em nível de Observação.

Até o momento, não houve registro de ocorrências envolvendo movimentos de massa nas últimas 24 horas.

A prefeitura de Guarujá não informou a quantidade de chuva nem se houve ocorrências relacionas a chuva.

Em nota a prefeitura informou que a Defesa Civil orienta aos moradores das encostas a ficarem atentos em caso de trincas e rachaduras tanto no terreno quanto na moradia. Além disso é preciso verificar se árvores, postes e muros estão mais inclinados que o normal. Nestes casos, procure um lugar seguro e acione a Defesa Civil pelo telefone 199.

Itanhaém

A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros de Itanhaém registraram 3 ocorrências de queda de arvores em decorrência dos fortes ventos. A Defesa Civil segue monitorando a situação.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.