César Sampaio é anunciado como novo auxiliar técnico fixo do Santos

Por Santa Portal em 04/01/2025 às 12:00

Divulgação/Santos FC
Divulgação/Santos FC

O Santos anunciou na manhã deste sábado (4) o ex-jogador César Sampaio como novo auxiliar técnico fixo do clube. Revelado nas categorias de base do Peixe, Sampaio assume o cargo após aceitar convite feito pelo CEO do time alvinegro, Pedro Martins.

César Sampaio chega após a saída de Marcelo Fernandes da função. Além de Fernandes, também foram demitidos o diretor de futebol Alexandre Gallo, o preparador de goleiros Arzul e o preparador físico Carlito Macedo.

Com vivência no cargo, César Sampaio terá funções importantes no cotidiano da equipe. Será responsável por dar todo o suporte e auxilio à comissão técnica de Pedro Caixinha, além de ser o líder que conectará as práticas e as rotinas com a identidade e o DNA do Clube. Através de uma nova diretriz no departamento de futebol, o auxiliar fixo do clube contribuirá com estudos e análises para documentar os critérios inegociáveis do Santos na gestão técnica – perfil de jogo, perfil de atleta e rotinas exigidas.

Também será o profissional responsável por realizar a ligação com a categoria sub-20 do Santos, por meio da compreensão do perfil individual dos atletas, com projeção futura e a criação de um plano individualizado de trabalho e desenvolvimento dos talentos. Outra importante atribuição será realizar a interface e o relacionamento com os jogadores da equipe principal.

Pedro Martins destaca a importância de contar com um profissional com a experiência de César Sampaio neste momento de reconstrução. “Além de ter identidade com o Clube, por ter sido formado aqui, ele vivenciou e se destacou em todos os estágios no alto nível do futebol, como atleta e depois na comissão técnica, atuando, inclusive, na seleção brasileira. É um grande reforço que nos ajudará muito”, afirmou o CEO.

Trajetória no futebol

Indicado pelo ídolo eterno Lima, Carlos César Sampaio Campos começou a chamar a atenção em 1983, no time infantil do Santos. Em 1986, aos 18 anos, teve a chance de jogar no time principal, na lateral-direita, sob o comando do técnico Julio Espinosa.

Atuou no profissional do Peixe até 1991 e em 90 ganhou a Bola de Prata por suas atuações no Campeonato Brasileiro. No total, jogou 298 partidas e marcou nove gols pelo Santos. Também jogou pela seleção brasileira entre 1990 e 2000, em 49 jogos, incluindo a Copa da França em 1998, quando foi vice-campeão mundial. Faz parte do seleto grupo de seis jogadores que atuaram nos quatro grandes times de São Paulo.

Depois de “pendurar as chuteiras”, atuou como gerente de futebol no Palmeiras, em 2011-12, superintendente de futebol no Joinville, em 2013-15, novamente gerente de futebol no Fortaleza, em 2016-17. Entre 2019 e 2022 atuou como auxiliar-técnico na seleção brasileira, sendo um dos assistentes de Tite na Copa do Mundo do Catar. Depois, ele também esteve com o treinador gaúcho no Flamengo, durante a passagem de Tite pelo Rubro-Negro entre 2023 e 2024.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.