Cerca de 20 mil bitucas já foram para reciclagem neste ano em Santos

Por Santa Portal em 15/04/2025 às 11:00

Francisco Arrais/PMS
Francisco Arrais/PMS

Nos primeiros três meses deste ano, 19.125 bitucas de cigarro foram coletadas e encaminhadas para reciclagem em Santos, resultado da instalação de 25 bituqueiras na cidade. A iniciativa para redução de descarte irregular impediu que os resíduos tóxicos chegassem ao solo, às águas e afetassem a fauna local, como peixes e aves.

Apenas em janeiro, foram recolhidas 7.325 bitucas. Em fevereiro, o número chegou a 6.050, e em março, mais 5.750 unidades foram recolhidas. A maior quantidade nos dois primeiros meses do ano coincide com o período de alta temporada, quando a cidade recebe milhões de turistas. O número soma-se às 4.725 bitucas coletadas em dezembro passado, nos 21 dias registrados a partir da instalação dos coletores, no dia 10.

A ação faz parte de um projeto do Instituto Lixo Zero Baixada Santista, desenvolvido em parceria com a Poiato Recicla e apoio da Prefeitura de Santos. A tecnologia utilizada, patenteada pela Universidade de Brasília (UnB), transforma as bitucas em celulose, matéria-prima para a produção de papel. Todo o processo utiliza apenas água da chuva e reaproveita cerca de 90% dos resíduos tratados, promovendo uma reciclagem ambientalmente correta e impulsionando o desenvolvimento sustentável.

Os 25 coletores instalados em pontos estratégicos da Cidade foram viabilizados por um investimento de R$ 30 mil, proveniente de emenda parlamentar do então vereador Fabrício Cardoso. Além da coleta, os equipamentos também servem como pontos de educação ambiental, onde são promovidas ações de conscientização com a população.

Empresas e instituições interessadas em participar da iniciativa podem contratar os coletores, como bituqueiras tradicionais ou cinzeiros de praia, entrando em contato com o Instituto Lixo Zero Baixada Santista: @lixozerobs ou pelo e-mail contato@lixozerobs.org.br.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.