Celebração à Nossa Senhora do Monte Serrat terá transmissão da Santa Cecília TV

Por Marcela Ferreira em 06/09/2022 às 06:01

(Foto: Tatiana Marques / Santa Cecília TV)
(Foto: Tatiana Marques / Santa Cecília TV)

O dia da Padroeira de Santos, Nossa Senhora do Monte Serrat, é comemorado nesta quinta-feira (8). Para levar a devoção para dentro das casas, a Santa Cecília TV realiza a transmissão, a partir das 14h, da missa e do cortejo com a tradicional subida da imagem ao Monte Serrat.

Com a cidade em festa, a celebração volta a ser presencial, após dois anos de paralisação devido às restrições da pandemia de covid-19. O ponto alto da programação será uma Missa Campal, em frente à Catedral, presidida pelo bispo diocesano, Dom Tarcísio Scaramussa, às 14 horas, seguida da procissão conduzindo a imagem ao seu Santuário.

Nesta quinta-feira (8), a Catedral de Santos e o Santuário de Nossa Senhora do Monte Serrat abrem as portas logo cedo para missas, adorações e para os devotos fazerem suas preces e agradecimentos para a Padroeira. Após a Missa Campal, das 14h às 15h30, uma procissão, acompanhada dos fiéis, conduz a imagem da venerada até o Paço Municipal para a Renovação da Consagração da Cidade, seguindo para o Santuário, no alto do morro.

O padre Claudenil Moraes conta que no dia 8 comemoram-se as diversas imagens de Nossa Senhora, de acordo com a região. Em Santos, Nossa Senhora do Monte Serrat tornou-se padroeira em 1614, quando durante uma invasão de piratas holandeses, o povoado foi convidado a refugiar-se no monte São Jerônimo, nome que foi substituído por conta da imagem de Nossa Senhora, devido à importância para Monte Serrat.

“Os monges da época, monges beneditinos, convidaram a população para subir o alto do morro São Jerônimo e guardar-se naquele pequeno santuário, que certamente era muito menor que nos dias de hoje. Os invasores tentavam possuir, inclusive, este santuário, na vila de Santos,  quando uma verdadeira avalanche de terra caiu, afastando alguns, afugentando outros e alguns morreram nesta queda de barreira”, conta o padre sobre a história da data e importância de Nossa Senhora para a cidade.

O padre também comemora a transmissão realizada pela Santa Cecília TV, que faz parte desta  festa há 25 anos. “A Santa Cecília faz as transmissões e toda a cobertura desta grande festividade. Assim como ressaltamos no dia 27 (de agosto) na celebração de descida da imagem de Nossa Senhora, as transmissões e coberturas feitas pela Santa Cecília têm uma importância muito especial, muito ímpar, compreendendo que Nossa Senhora é aquela que está no alto do Monte e nos protege, nos ampara”.

“Uma verdadeira doação desta emissora, com todas as suas mídias levando um pouquinho de evangelização, de esperança, de confiança para todos aqueles e aquelas que têm acesso à televisão, à internet, ao portal e outras fontes. Resta-nos sempre agradecer a Deus o dom da vida desta emissora, Santa ,Cecília com tudo aquilo que representa em nossa região, exatamente porque leva aos lares, muito particularmente aqueles que estão distantes de uma caminhada de fé e de amor, por uma razão e outra, a devoção, o carinho, e a certeza que Deus nos ama por um sinal muito especial e grandioso que é exatamente a sua mãe, Maria santíssima”, finaliza o padre.

Festejos

Os festejos à Nossa Senhora começaram no dia 27 de agosto, quando a imagem foi conduzida em carreata para paróquias da Zona Noroeste, evento que também foi acompanhado pelo Sistema Santa Cecília de Comunicação.

No domingo (28 de agosto), foi levada para a Catedral, onde uma ampla programação de missas é realizada até quarta-feira, quando acontece, às 20 horas, o Show de Evangelização do Padre Adriano Zandoná, na Praça Patriarca José Bonifácio.

Confira a programação da festa de Nossa Senhora do Monte Serrat

DIA 8 (QUINTA-FEIRA)

Catedral (Praça Patriarca José Bonifácio s/nº)

6h – Santa Missa – Frei Lino de Oliveira – Convento do Carmo

7h30 – Santa Missa – Pe. José Fernandes da Silva – Catedral

9h – Santa Missa – Pe. Thiago de Miranda Branco Neto – São Vicente Mártir

10h30 – Santa Missa – Pe. Ricardo de Barros Marques – São Paulo Apóstolo

12h – Santa Missa – Pe. Renan Fonseca e Censi – São João Batista

14h – Santa Missa Campal – Dom Tarcísio Scaramussa – Bispo Diocesano

SANTUÁRIO MONTE SERRAT

9h – Santa Missa – Pe. Cleyson Quirino de Oliveira – Nossa Senhora da Conceição

11h – Santa Missa – Pe. Luciano Barbosa de Souza – Nossa do Perpétuo Socorro

16h – Santa Missa Campal – Pe. José Myalil Paul – Nossa Senhora do Rosário de Pompeia

19h – Santa Missa Campal de Encerramento – Dom Tarcísio Scaramussa – Bispo Diocesano

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.