Casal de tucanos Jolie e Pitt deixa Parque Ecológico de São Vicente

Por Santa Portal em 05/09/2021 às 07:48

Qual é o segredo de se viver harmoniosamente como casal? Pitt é mais arisco e a Jolie é mais calma. Talvez seja esse o ingrediente de eles viverem há nove anos juntos. Não! Não estamos falando dos atores famosos de hollywood, Brad Pitt e Angelina Jolie – mesmo porque sabemos que se casaram em 2014 e ficaram apenas dois anos juntos… 

Trata-se do casal “estrela”, que até o último dia 28 residia no Parque Ecológico Engenheiro Tércio Garcia, em São Vicente. Mas quem é essa dupla que leva o nome do famoso ex-casal das telonas? Quem conta a história deles é a bióloga do Parque Ecológico, Carla Cerqueira. 

“Jolie e Pitt é nosso casal de Tucanos-toco (Ramphastos toco). Ele está há bastante tempo no Parque, desde 1999, ela, desde 2012. Ele é bem mais arisco do que ela. Ela é mais tranquila, mas vivem bem.” 

A bióloga, que acompanhou a transferência não só do casal de tucanos, mas também da iguana macho Martin e de 14 jabutis, até o Instituto Rio Itariri, em Pedro de Toledo, no sábado (28), ressalta que “espera que seja uma adaptação tranquila, que eles estão ganhando um recinto amplo, bonito e receberão todos os cuidados. Além disso, enviamos toda a ficha médica deles, tudo que eles passaram aqui, qual a alimentação, quais são as ambientações”. 

Por que Jolie e Pitt? Carla conta que os nomes foram escolhidos porque os tucanos são muito lindos, com suas cores exuberantes, então, por isso o galã do Parque merecia um nome de galã das telas. “Daí quando chegou a fêmea, virou Jolie”. 

A bióloga explica que até então o nome da fêmea era “Tadeu” porque pensavam que ser um macho. Mas a dúvida foi tirada por meio de um exame de DNA, que comprovou que a ave era fêmea. “Como ela foi fazer par com Brad Pitt, virou Angelina Jolie. O casal famoso se divorciou, mas o nosso casal continua firme e forte”, comenta, sorrindo, Carla. 

Quem também acompanhou os animais durante o trajeto para Pedro de Toledo foi a ajudante geral do Parque Ecológico, Elsa Horto, que ficou triste com a partida do casal de tucanos. “Desde dezembro e 2011 eu cuidava das dietas e interagia com eles. Eu me sinto um pouco triste pela transferência, mas, ao mesmo tempo feliz em saber que eles conseguiram um lugar aconchegante e vão ficar bem onde estão agora”.


Foto: Divulgação/Prefeitura de São Vicente

Tucanos-toco ou Tucanuçu

Um casal de tucanos-toco, também popularmente chamados de Tucanuçu, estava entre os animais transferidos para o Instituto Rio Itariri. O macho está em fase de troca de penas da cauda e ambos receberam uma dieta especial para aguentar a viagem.  

Instituto Rio Itariri

Desde sábado da semana (28) essa é a nova moradia do casal Pitt e Jolie, além da Iguana macho Martin, que estará com sua nova companheira, a Morgana, que vive no Instituto desde 2013 e (2), também, de quatorze jabutis, das espécies tinga e piranga, e também híbridos, que viviam no Parque Ecológico Engenheiro Tércio Garcia, em São Vicente.  

De acordo com a bióloga do Instituto, Aline Regina dos Santos, para a transferência desses animais de São Vicente para Pedro de Toledo, ela conta que a equipe do Parque Ecológico entrou em contato informando que alguns animais iriam ser colocados à disposição. “Na listagem enviada nos interessamos por algumas espécies e temos autorização de manejo para elas. Negociamos quais seriam os primeiros animais a serem transportados”.  

O Instituto Rio Itariri está registrado como mantenedor de fauna silvestre perante o Ibama e Secretaria do Meio Ambiente. “São quase 80 hectares e temos hospedados, aproximadamente, 200 animais de 20 espécies diferentes”, comenta Aline. Ela acrescenta que já receberam animais de demais empreendimentos, de outros parques ecológicos e do próprio Ibama. “Recebemos um tamanduá de São José do Rio Preto, por exemplo”. 

Adaptação

Aline explica que, como são animais que estavam em outro local, o protocolo a ser seguindo “é toda vez que um animal diferente chega ele fica um tempo de quarentena. A gente consegue observar como o animal está, se ele vem se adaptando, se apresenta algum estresse ou não, para depois juntar com outros animais aqui do Instituto”. 

A bióloga comenta que o Instituto tem ainda interesse em outros animais do Parque Ecológico Tércio Garcia. “Preferimos ir fragmentando, parcelando a vinda desses animais por conta do transporte. Entre as espécies que virão para cá, o mocho orelhudo, o tucano de bico verde e o Carcará já estão em nossa listagem.”

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.