25/02/2025

Carnaval seguro: saiba como identificar e evitar golpes comuns na folia

Por Santa Portal em 25/02/2025 às 11:00

Arquivo/Francisco Arrais/Prefeitura de Santos
Arquivo/Francisco Arrais/Prefeitura de Santos

À medida que o Carnaval se aproxima, os criminosos aproveitam o grande fluxo de pessoas e o clima de descontração para aplicar diferentes tipos de golpes, tornando a atenção e a precaução indispensáveis. Com isso, é fundamental que os foliões redobrem a atenção para não caírem em golpes e fraudes financeiras.

De acordo com Raphael Mielle Trintinalia, gerente de Negócios e especialista em Antifraude da Núclea, empresa provedora de infraestrutura tecnológica para as instituições financeiras, as contestações registradas pelas instituições financeiras aumentam consideravelmente durante e após o Carnaval, o que evidencia o crescimento das fraudes e fraudes nesse período. “Uma vez que a vítima está vulnerável, os criminosos aplicam o golpe, que pode ser desde o roubo de dados bancários até a venda de produtos falsos”, explica.

A Núclea possui uma solução antifraude exclusiva para as tratativas após ocorrência de fraudes e golpes. “Após um golpe ou uma fraude acontecer, muitas vezes, o dinheiro é movimentado por diversas contas-laranjas, inclusive, em diferentes bancos. Hoje, com a nossa tecnologia, conseguimos acompanhar o caminho desses valores até a última movimentação, aumentando a probabilidade de recuperação””, explica Mielle.

Confira dicas para você curtir a folia sem preocupações

  1. Proteja seu cartão: Nunca o deixe solto na bolsa ou no bolso. Se possível, desabilite a função de pagamento por aproximação para evitar cobranças indevidas.
  • Mantenha o cartão sempre com você: Não entregue a terceiros. Se precisar, certifique-se de que o cartão devolvido pelo vendedor é realmente o seu.
  • Proteja sua senha: Ao digitá-la, cubra o teclado e evite que outras pessoas vejam.
  • Confira o visor da maquininha: Se estiver danificado, não realize o pagamento. Sempre peça o comprovante e ative notificações do banco para monitorar suas transações.
  • Cuidado com redes Wi-Fi públicas: Evite acessar bancos e redes sociais. Mantenha um antivírus atualizado para proteger seus dados.
  • Compras online seguras: Utilize apenas sites confiáveis e verifique se há o cadeado de segurança na barra de URL. Para mais segurança, prefira o cartão virtual.
  • Cartão on-line: Ao pagar hospedagens, passagens e eventos online, utilize um cartão virtual para evitar fraudes.
  • Roubo ou fraude: Avise seu banco imediatamente e registre um boletim de ocorrência. Isso pode ajudar na contestação de cobranças indevidas.
  • Atenção na hora do pagamento: Não se distraia em ambientes movimentados, pois golpistas podem se aproveitar da aglomeração. Por isso, desabilite temporariamente o pagamento por aproximação enquanto estiver na rua;
  • Confirme suas transações: Sempre verifique no aplicativo do banco se o pagamento foi feito corretamente. Para mais segurança, ative alertas automáticos. Além disso, coloque limitação de tempo para uso de app de bancos durante a curtição;
  • Finalize com segurança: Após uma transação, deslogue do app do banco e bloqueie o celular para evitar acessos indevidos em caso de furto.
  • Reduzir o limite do PIX: enquanto estiver no bloco ou em festas, principalmente no período da noite; Na hora de pagar por PIX, se certificar do valor e do destinatário da operação. No caso de pagamento por QR Code, redobrar a atenção para conferir o valor;
loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.