Cão de faro da Receita Federal encontra 484 quilos de cocaína no Porto de Santos

Por Santa Portal em 02/10/2021 às 07:01

Divulgação/Receita Federal
Divulgação/Receita Federal

A Receita Federal apreendeu 484 quilos de cocaína no Porto de Santos nesta sexta-feira (1º), que seriam enviados ao exterior. O trabalho foi feito com auxílio do novo cão de faro da Receita Federal, Uruk, que estava em seu primeiro dia de trabalho em Santos.

A droga estava oculta em um carregamento de três mil sacas de açúcar acondicionadas em seis contêineres, cujo destino seria o porto de Antuérpia, na Bélgica. Além do novo cão de faro, foi utilizada a análise das operações de exportação e a utilização de imagens de escâneres.

Cão de faro da Receita Federal encontra 484 quilos de cocaína no Porto de Santos
(Foto: Divulgação/Receita Federal)

O cão de faro Uruk é um pastor-belga-malinois, treinado no Centro Nacional de Cães de Faro da Receita Federal do Brasil (CNCF K9 RFB), localizado em Vitória, no Espírito Santo. Uruk chegou a Santos no dia 21 de setembro e iniciou seu trabalho nesta sexta.

Com a chegada do mais novo integrante, a Alfândega do Porto de Santos passa a contar com três cães de faro: Uruk, Dexter e Dara.

Segundo a Receita Federal, os animais passam por uma seleção rigorosa, sendo treinados de quatro a seis meses, quando são apresentados ao odor de substâncias como cocaína, crack, maconha, skank, haxixe, LSD e ecstasy. Os odores são associados a brinquedos, geralmente uma bolinha de tênis.

Sobre a apreensão, a Polícia Federal prosseguirá com as investigações, e a troca de informações entre as Instituições será importante para a definição da abertura de um novo inquérito policial ou a complementação de outros que se encontram em andamento.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.