CAMPS completa 52 anos e anuncia parcerias com programas nacionais de empreendedorismo

Por #Santaportal em 27/11/2019 às 16:11

SANTOS – O Centro de Aprendizagem e Mobilização Profissional e Social (CAMPS) completa 52 anos e anunciou hoje uma parceria com dois importantes programas nacionais de empreendedorismo e geração de renda. Nesta quarta-feira, a Secretaria Especial do Desenvolvimento Social do Ministério da Cidadania e o CAMPS formalizaram a parceria para inclusão do centro de aprendizagem ao Progredir, um plano de ações do governo federal de incentivo ao empreendedorismo, à capacitação profissional e ao acesso a microcrédito para que pessoas de baixa renda possam investir em um negócio próprio.

A adesão ao Plano Progredir foi assinada pela secretária nacional de Inclusão Social e Produtiva Urbana da Secretaria Especial do Desenvolvimento Social do Ministério da Cidadania, Rita Passos, e pelo o presidente do CAMPS, Elias Júnior, durante cerimônia de aniversário na sede do centro de aprendizagem, em Santos.

Também nesta quarta, o presidente da Confederação Nacional de Jovens Empresários (Conaje), Marcelo Masso Quelho Filho, fez o lançamento do Programa Brasil Mais Empreendedor. 

Progredir
O Progredir é um plano que tem por objetivo promover a qualificação profissional, o apoio ao empreendedorismo e o encaminhamento ao mercado de trabalho, a fim de contribuir para fortalecer as capacidades individuais e gerar independência socioeconômica às pessoas inscritas no Cadastro Único e aos beneficiários do Programa Bolsa Família.

O programa conta com assistência técnica para microempreendedores ou pessoas com potencial para empreender em todo o país, além de ações de inclusão digital, educação financeira e vagas em cursos profissionalizantes.

Com a assinatura do protocolo de intenções, o CAMPS irá destinar parte das vagas de emprego e cursos profissionalizantes para o público do Progredir, além de proporcionar aos beneficiários as qualificações ofertadas pela instituição.

Brasil Mais Empreendedor
Maior projeto de transformação empreendedora da história do país, o programa Brasil Mais Empreendedor visa capacitar 100 mil jovens de 16 a 39 anos em mil municípios nos 26 estados e Distrito Federal, contemplando diversas realidades e contextos socioeconômicos, com o objetivo de transformar essas vidas através do empreendedorismo.

O programa é realizado pela Conaje, com apoio do Ministério da Cidadania e execução da Besouro Agência de Fomento Social. O projeto acontece por meio de uma cooperação de recursos, através de emendas parlamentares, mobilização das cooperativas do país e cotas empresariais.

Os mais variados segmentos da sociedade serão capacitados ao empreendedorismo, a partir de aulas presenciais, mentoria de negócios e acompanhamento técnico especializado, proporcionando geração de renda, autonomia financeira e alternativas aos altos índice de desemprego e redução de desigualdades socioeconômicas.

Também serão capacitados jovens em situação de vulnerabilidade social, incluindo os jovens aprendizes do CAMPS, além de mulheres, negros, apenados e ex-apenados, jovens moradores de áreas rurais, jovens que queiram empreender através do esporte e da cultura, jovens cadastrados no Bolsa Família, imigrantes, caminhoneiros, idosos, pessoas com deficiência (PCD), indígenas, quilombolas, refugiados e moradores dos residenciais do Minha Casa Minha Vida.

A metodologia utilizada é da Agência Besouro de Fomento Social, voltada para o ensino do empreendedorismo de minorias e pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Presente em mais de 220 municípios brasileiros, a Besouro já capacitou cerca de 4.800 alunos, que abriram 3.750 negócios a partir da metodologia ByNecessity, que visa o empreendedorismo por necessidade. A cada dez empreendimentos desenvolvidos com o método, sete estão de portas abertas faturando – taxa de conversão que é superior a 70% -, gerando uma renda acumulada que ultrapassa os R$ 5 milhões mensais.

noticia201911271321757.jpg
Patrícia Nunes/ Santa Cecília TV

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.