Leo de Deus e Nicholas Santos se classificam para o Campeonato Mundial de Piscina Curta

Por Noelle Neves em 20/08/2021 às 12:32

Divulgação/Assecom
Divulgação/Assecom

Os nadadores da Unisanta, Leonardo de Deus e Nicholas Santos, conquistaram índices para representar o Brasil no Campeonato Mundial de Piscina Curta (25m), a ser realizado em dezembro, em Abu Dhabi. Léo obteve a vaga nos 200m borboleta, enquanto Nicholas garantiu sua participação nos 50m borboleta.

Os atletas já participaram de campeonatos mundiais outras vezes, mas a preparação está intensa e a expectativa, alta. Em entrevista ao Santa Portal, Leonardo relembrou sua participação em 2018, em que foi campeão com o revezamento 4×200. Agora, pretende fazer o melhor tempo e conquistar o melhor tempo nos 200m borboleta, a primeira em piscina curta de sua carreira.

“Vou participar da Liga Internacional de Natação e as competições serão feitas em piscinas de 25m. Será um bom treino para chegar no mundial bem competitivo e dar o meu melhor”, explicou.

O atleta também fez um balanço de sua participação nas Olimpíadas de Tóquio, em que ficou em 6º lugar. “Já estipulei que irei até 2024 até porque fiquei tão perto de uma medalha olímpica… Estava muito próximo, ficou aquele gostinho de ‘vai dar’. Mas sei que posso ser ainda melhor e mais rápido. A idade pode parecer um obstáculo, mas já provei que não será. Voltei a treinar com tudo, sem descanso. É um ciclo olímpico mais curto, tem muita coisa legal por vir”, reforçou.

Nicholas Santos também representará o Brasil no Campeonato Mundial. Será sua 16ª participação e está confiante de que irá atingir seus objetivos ao longo das temporadas. “Nessa competição, tentarei o ouro nos 50m borboleta e também, dependendo dos revezamentos, poderia me consagrar o maior medalhista do país. Já tenho 10 medalhas, o César tem 12. Quero ser tricampeão mundial”, destacou.

A rotina de treinos é ‘pesada’, tanto é que desde o Campeonato Troféu José Finkel não descansou. “Consegui a medalha de ouro. Viajarei também para a Itália para participar da Liga Internacional. Serão cinco competições em menos de um mês. Em novembro, serão mais quatro. E no fim de ano, mundial. Será um ritmo bom de competições”, concluiu.

Representando Santos no Mundial

Para o Diretor Técnico da Fundação Pró-Esporte de Santos (Fupes), Cauê Rico, é grandioso para a Cidade ter atletas representando não só a Universidade Santa Cecília, como Santos em um campeonato tão importante. “Estaremos na torcida por eles sempre. É o fruto da parceria da Fupes e da Unisanta”, declarou.

Sobre os atletas

 Leonardo de Deus integra a seleção brasileira desde 2009. Aos 30 anos, possui em sua trajetória esportiva participações nas Olimpíadas de Londres 2012, Rio 2016 e Tóquio 2020, quando conquistou o 6º tempo do mundo e obteve sua melhor marca pessoal nos 200m borboleta (1m54s83).

O nadador sagrou-se tricampeão nos 200m borboleta no Campeonato Pan-Americano de Lima, em 2019, sendo um dos únicos atletas com esse título na história da competição. Alcançou medalhas em Campeonatos Mundiais Militares e obteve o ouro no revezamento 4x200m no Mundial de piscina curta (25m).

Nicholas Santos foi vice-campeão nos Mundiais de Piscina Longa (50m) em Kazan, na Rússia, em 2015, e em Budapeste, na Hungria, em 2017, além de medalhista de bronze no Mundial de Gwangju, na Coreia do Sul, em 2019. Na oportunidade, ele alcançou um recorde especial: aos 39 anos, atualizou a marca de nadador com mais idade do mundo a ganhar uma medalha em mundiais.

É bicampeão da competição em piscina curta (25m), com ouros em Istambul, na Turquia, em 2012, e Hangzhou, na China, em 2018.

Também carrega o status de um dos maiores velocistas da atualidade, especialidade em nado borboleta, além de ser um dos melhores nadadores do mundo na prova dos 50m borboleta, batendo o recorde mundial em piscina curta.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.