05/10/2020

Campanha para multivacinação e contra a pólio começa na Baixada Santista

Por #Santaportal em 05/10/2020 às 10:26

IMUNIZAÇÃO – Duas campanhas de vacinação tiveram início nesta segunda-feira (5) em todo o Estado de São Paulo, e seguem até o próximo dia 30 de outubro: multivacinação, para atualização da caderneta, e contra a poliomielite (paralisia infantil), com doses de reforço (gotinha) para todas as crianças com menos de 5 anos – desde que estejam com o esquema de vacinação contra essa doença completo.

A multivacinação é destinada às crianças e também aos adolescentes de até 15 anos que estejam com vacinas em atraso (calendário vacinal abaixo), em especial doses contra o HPV e a meningite ACWY, que passou a integrar o SUS e protege contra meningite e infecções generalizadas, causadas pela bactéria meningococo dos tipos A, C, W e Y. No total, serão oferecidas 14 tipos de vacinas que protegem contra cerca de 20 doenças.

Enfermeira da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Guarujá, Ana Terezinha Lopes Plaça, reforça a importância dos pais levarem os pequenos para receber a dose em gotinha, e também aproveitar o período para atualizar a caderneta de vacinação. 

“[A doença] está erradicada em nosso País, mas infelizmente ainda temos casos fora daqui, na África, na Ásia. Então temos a campanha a partir de hoje, para todas as crianças, de 1 a menores de 5 anos, para proteger dessa doença que é tão grave”.

Ainda conforme a enfermeira, a imunização é uma das mais antigas aplicadas no País. “Temos essa vacina há muitos anos. A primeira campanha de vacinação nacional foi com a poliomielite. E além da campanha da pólio, temos outras 18 doenças preveníveis com vacina. Então, que está em atraso tem a chance de atualizar a caderneta com vacinas para outras doenças”, relata.

Os pais ou responsáveis devem levar as crianças a um dos 5 mil postos de saúde localizados nos municípios de São Paulo com a carteira de vacinação em mãos para que um profissional avalie quais doses precisarão ser aplicadas, tanto para eventual situação de atraso, falta ou necessidade de reforço. A medida contribui para melhorar as coberturas vacinais, que têm oscilado nos últimos anos. 

Somando todos os tipos de vacinas, são mais de 5,2 milhões distribuídas nos postos do Estado para aplicação na população-alvo.

Serão mobilizados cerca de 30 mil profissionais de saúde até o dia 30 de outubro, prazo definido pelo Ministério da Saúde na campanha nacional. O Dia de Mobilização (“Dia D”) será 17 de outubro, com postos abertos no sábado.

 

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.