Campanha inaugura ecopontos em sete bairros de Santos e fortalece ações socioambientais
Por Santa Portal em 24/02/2025 às 16:00
A Campanha de Expansão do Óleo Noel encerrou suas atividades com ecopontos inaugurados em sete bairros de Santos em apenas três meses, ampliando a coleta e a destinação correta do óleo de cozinha usado. Desde 2016, o Projeto Óleo Noel tem transformado esse resíduo em benefícios socioambientais, e, em 2024, valorizou mais de 2 mil litros de óleo e apoiou diretamente mais de 30 famílias nos bairros Jardim São Manoel e Piratininga.
Os sete escopontos estratégicos foram inaugurados na Estação da Cidadania de Santos, no Campo Grande, Sociedade São Vicente de Paulo, no Macuco, Restaurante-Escola Estação Bistrô, no Valongo, Associação de Moradores da Alemoa, no Chico de Paula, Livres COOP – Rede Agroecológica de Produção e Consumo, na Vila Mathias, Sociedade de Melhoramentos da Vila Pantanal, no Saboó, CEC Dr. Luiz Monteiro de Barros, na Vila Nova.
Entre as principais conquistas da campanha, destacam-se sete visitas técnicas, realizadas para estabelecer novas parcerias e estratégias de comunicação colaborativa, com o objetivo de ampliar o engajamento das comunidades envolvidas. Além de nove oficinas de educação ambiental. Reunindo cerca de 120 pessoas, as oficinas apresentaram conceitos sobre gestão de resíduos e economia circular, incentivando práticas sustentáveis no cotidiano.
Essas iniciativas só foram possíveis graças à colaboração de organizações parceiras, que agregaram a campanha às suas ações comunitárias, como capacitação de jovens em gastronomia, acolhimento de idosos, promoção da agroecologia e cozinha solidária para pessoas em situação de vulnerabilidade.
Fortalecimento e expansão
Promovida pelo Projeto BAAU (Banco de Alimentos e Agricultura Urbana), realizado pela OSC Concidadania e com o patrocínio da Autoridade Portuária de Santos, a campanha foi executada entre novembro de 2024 e fevereiro de 2025.
A expectativa é que, com a rede ampliada e engajada, o projeto continue incentivando práticas sustentáveis, impulsionando ainda mais o desenvolvimento socioambiental da região. Quem quiser colaborar pode adotar as boas práticas e contribuir com a destinação correta do óleo de cozinha em um dos ecopontos espalhados pela cidade.