Câmara de Santos aprova inclusão da Educação Midiática em escolas municipais

Por Rodrigo Cirilo em 16/06/2023 às 11:00

Isabela Carrari/Prefeitura de Santos
Isabela Carrari/Prefeitura de Santos

A Câmara de Vereadores de Santos aprovou, nesta quinta-feira (15), em segunda discussão, o projeto que torna obrigatório o ensino de Educação Midiática aos alunos da rede municipal.

O projeto de lei Nº 284/2021, de autoria da parlamentar Telma de Souza (PT), busca combater a disseminação das fake news, da violência e do bullying digital. Além de incentivar o uso responsável da internet e das redes sociais.

“A importância do ensino midiático nas escolas municipais é desenvolver o pensamento crítico e a reflexão dos estudantes sobre algo que é muito intenso na vida deles. A velocidade da informação pode ser fonte de dor a si e aos outros, quando mal utilizadas”, explica Telma.

O PL prevê a implementação da Educação Midiática de forma multidisciplinar, junto às disciplinas da grade curricular e de acordo com o conteúdo programático. Respeitando assim, os níveis de cada ensino e série, bem como a respectiva carga horária.

“Esse tipo de debate, sobre os formatos de mídias atuais, principalmente, suas consequências e armadilhas, estimula o desenvolvimento da capacidade crítica do indivíduo. Seria mais um complemento as outras disciplinas tradicionais”, ressalta.

Deverão fazer parte do programa de Educação Midiática a promoção de eventos, seminários e atividades que divulguem seu conceito e que promovam a questão no âmbito familiar e comunitário.

“Creio que estaremos na vanguarda do ensino. Porque poucos países, mesmo desenvolvidos, têm esse tipo de disciplina na grade curricular. E a previsão é de que se inclua toda a comunidade escolar, não só os alunos, mas também professores, pais, funcionários”, conclui.

Após aprovação na 36ª sessão ordinária, o projeto segue para sanção do Executivo municipal.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.