29/07/2020

Caixa realiza nesta quarta cinco pagamentos diferentes do auxílio emergencial

Por #Santaportal em 29/07/2020 às 07:56

ECONOMIA – A Caixa realiza nesta quarta-feira cinco pagamentos diferentes do auxílio emergencial de R$ 600,00. Aniversariantes de março recebem via poupança digital a 4ª, a 3ª, a 2ª ou a 1ª parcela, conforme a data em que tiveram o cadastro aprovado. Além disso, a partir desta quarta fica liberado o saque da 4ª parcela a inscritos no Bolsa Família que têm o NIS (Número de Identificação Social) terminado em 8.

Apenas quem é do Bolsa Família pode sacar o dinheiro. Os demais beneficiários do auxílio só podem movimentar, por enquanto, a poupança pelo aplicativo Caixa Tem.

Os novos pagamentos da 4ª, 3ª, 2ª e 1ª parcela valem para quem se inscreveu pelo aplicativo ou site ou que já estava no Cadastro Único, mas não é beneficiário do Bolsa Família. A parcela depende de quando o cadasro foi aprovado pelo Governo, segundo o seguinte critério: primeira parcela (quem teve o cadastro aprovado em julho e não recebeu nenhum pagamento), segunda parcela (quem começou a receber o auxílio entre o final de junho e o começo de julho), terceira parcela (quem começou a receber o auxílio em maio) e quarta parcela (quem começou a receber o auxílio em abril).

No início de julho, a Caixa mudou a forma de realizar os pagamentos. Antes, cada grupo de aprovados tinha um calendário próprio. Agora, todos os aprovados (menos os do Bolsa Família) recebem juntos conforme o mês de nascimento, no que a Caixa chama de ciclos de pagamento.

Não importa em qual etapa o beneficiário esteja, ele deve receber um pagamento por ciclo até ter completado cinco parcelas, que é o que todo aprovado tem direito.

A cada ciclo há dois cronogramas, ambos levando em conta a data de nascimento do trabalhador.

Na primeira etapa do “Ciclo 1”, entre 22 de julho e 26 de agosto, o dinheiro será depositado em uma poupança digital da Caixa e, nesse caso, os valores podem ser usados apenas para pagamento de contas e boletos e para compras por meio de cartão virtual. É necessário usar o aplicativo Caixa Tem (Android e iOS). Já a segunda etapa do “Ciclo 1”, entre 25 de julho e 17 de setembro, é para o saque do auxílio ou para transferir o dinheiro a outra conta.

Eis o cronograma, de acordo com o mês de aniversário: janeiro (depósito em 22 de julho e saque no dia 25); fevereiro (depósito em 24 de julho e saque em 1º de agosto), março (depósito em 29 de julho e saque em 1º de agosto), abril (depósito em 31 de julho e saque em 8 de agosto), maio (depósito em 5 de agosto e saque em 13 de agosto), junho (depósito em 7 de agosto e saque em 22 de agosto), julho (depósito em 12 de agosto e saque em 27 de agosto), agosto (depósito em 14 de agosto e saque em 1º de setembro), setembro (depósito em 17 de agosto) e saque em 5 de setembro), outubro (depósito em 19 de agosto e saque em 12 de setembro), novembro (depósito em 21 de agosto e saque em 12 de setembro) e dezembro (depósito em 26 de agosto e saque em 17 de setembro). Não vale para inscritos no Bolsa Família.

Algumas pessoas vão receber durante o Ciclo 1 mais de uma parcela antes de terem conseguido sacar a parcela anterior porque o Governo cancelou um antigo calendário de saques. Neste caso, o beneficiário poderá sacar as duas parcelas juntas nas datas previstas no cronograma acima, segundo o mês de aniversário.

No caso do saque da quarta parcela para beneficiários do Bolsa Família, quem está no programa e preenche os requisitos para receber o auxílio recebe apenas o de maior valor. O saque é liberado a cada dia a um novo grupo dos inscritos no Bolsa Família, conforme o último número do NIS. Quem teve o saque liberado nos dias anteriores continua podendo tirar o dinheiro.

Eis o cronograma que está sendo cumprido: NIS 1: 20 de julho, NIS 2: 21 de julho (ter), NIS 3: 22 de julho (qua), NIS 4: 23 de julho (qui), NIS 5: 24 de julho (sex), NIS 6: 27 de julho (seg), NIS 7: 28 de julho (ter), NIS 8: 29 de julho (qua), NIS 9: 30 de julho (qui) e NIS 0: 31 de julho (sex). Os beneficiários do Bolsa Família podem sacar o valor do auxílio por meio do cartão do Programa Bolsa Família, Cartão Cidadão ou por crédito em conta da Caixa.

Já as pessoas que tiveram contas bloqueadas no Caixa Tem por inconsistência cadastral podem fazer o desbloqueio pelo aplicativo Caixa Tem. Por sua vez, as pessoas com conta bloqueada por suspeita de fraude precisam procurar uma agência da Caixa, de acordo com o seguinte cronograma respeitando o mês de aniversário: janeiro, fevereiro, ou março (até 24 de julho), abril ou maio (27 a 31 de julho), junho ou julho (3 a 7 de agosto), agosto, setembro ou outubro (10 a 14 de agosto) e novembro ou dezembro (17 a 21 de agosto).

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.