Buscas por turista de Osasco desaparecido no mar são encerradas em Guarujá
Por Santa Portal em 30/07/2025 às 05:00
O Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar) encerrou, nesta terça-feira (29), as buscas pelo jovem Bruno Guilherme Dias Oliveira, de 19 anos, desaparecido desde o último sábado (26) na Praia de Pitangueiras, em Guarujá, no litoral de São Paulo. Morador de Osasco (SP), o jovem tentava nadar até a Ilha Pompeba, quando foi visto pela última vez.
Desde o acionamento da ocorrência, ainda no sábado, as equipes do GBMar mobilizaram todos os recursos disponíveis para tentar localizar o rapaz. O esforço envolveu cinco viaturas, embarcações, efetivo terrestre e apoio da aeronave Águia 05. Mergulhadores realizaram buscas submersas a cerca de cinco metros de profundidade, durante aproximadamente duas horas no dia do desaparecimento.
Com o passar dos dias e diante da ausência de vestígios, a área de busca foi ampliada para além do lado direito da ilha, seguindo protocolos técnicos do Corpo de Bombeiros e levando em conta a influência de ventos fortes, correntezas e ondulações que atingiram o litoral paulista nos últimos dias.
De acordo com o tenente Eduardo Campanhola, que coordenou as buscas no local, todos os recursos disponíveis foram empenhados, mesmo com as condições climáticas adversas em Guarujá. “Efetuamos um mergulho de três tempos, a uma profundidade entre cinco e seis metros. Empregamos helicóptero, moto aquática, unidade de resgate e todos os recursos necessários para atendimento pré-hospitalar”, relatou.
Seguindo critérios técnicos estabelecidos pelo Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, o GBMar decidiu encerrar oficialmente as buscas às 18h30 desta terça-feira. No entanto, o órgão ressalta que, caso surjam novos indícios ou sinais, as operações poderão ser retomadas.