BTP atesta 100% de uso de energia limpa em seu terminal

Por Lucas Krempel em 08/07/2021 às 10:54

Divulgação/BTP
Divulgação/BTP

A Brasil Terminal Portuário (BTP) acaba de dar um importante passo em sua jornada de desenvolvimento sustentável no Porto de Santos. Neste mês, o terminal adquiriu o Certificado Internacional de Energia Renovável (I-REC), um reconhecimento de nível global que garante a utilização de energia renovável pelas empresas. Isso significa que, a partir de agora, 100% da energia utilizada para o funcionamento da BTP é limpa, proveniente de fontes renováveis.

A empresa ressalta que a novidade reafirma o compromisso da BTP com a preservação do Meio Ambiente.

“A BTP foi responsável pela remediação ambiental do antigo lixão da Alemoa, transformando o maior passivo ambiental em área portuária do País, no local em que, hoje, abriga e opera o maior terminal de contêineres da América do Sul”, diz a nota.

“A BTP pratica o respeito ao meio ambiente desde a sua concepção, e a sustentabilidade segue como fundamental valor corporativo. Investimentos em sustentabilidade são sempre considerados em nossos planos de curto, médio e longo prazos”.

Ricardo Arten, CEO da BTP

Para Renato Ferreira, gerente de HSEQ (Meio Ambiente, Saúde, Segurança e Qualidade), o certificado I-REC simboliza a responsabilidade Ambiental da BTP, que busca constantemente alternativas mais sustentáveis para o negócio e para o Meio Ambiente.

”Assegurar que consumimos energia elétrica de fontes totalmente renováveis nos coloca em uma posição de destaque ainda maior, reafirmando nosso compromisso com a mitigação dos impactos ambientais das nossas operações, alinhada à política de gestão da BTP”, explica Renato Ferreira.

Já para Joel Contente, diretor de Assuntos Corporativos, a mudança é um grande marco pois reforça o posicionamento do país como um das matrizes energéticas mais limpas do mundo, além de ir ao encontro dos desafios globais para o desenvolvimento sustentável.

“Energia acessível e limpa a todos faz parte de um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Estarmos alinhados a esses objetivos representa muito orgulho para nós e nos indica que estamos no caminho certo”, celebra.

A certificação I-REC, que possui validade internacional, é utilizada no Brasil desde 2017 e tornou-se um meio confiável de comprovar a origem da energia utilizada pelas Empresas. O processo de aquisição deste certificado, pela BTP, contou com o apoio de empresas parceiras como a 2W Energia e Engie Brasil.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.