22/09/2024

BRT bate em pilar e 64 pessoas ficam feridas no Rio de Janeiro

Por Marcelo Toledo e Bruna Fantti/Folhapress em 22/09/2024 às 10:14

Reprodução/Centro de Operações Rio
Reprodução/Centro de Operações Rio

Um ônibus do BRT (linha expressa) bateu num pilar do elevado do Gasômetro, em São Cristóvão, na zona norte do Rio de Janeiro, e deixou ao menos 64 pessoas feridas na manhã deste sábado (21). Não houve mortos.

De acordo com o Corpo de Bombeiros do Rio, o motorista do veículo e ao menos cinco passageiros sofreram ferimentos graves. Sete dos feridos foram atendidos e liberados no próprio local do acidente, enquanto 57 pessoas foram encaminhadas a hospitais, de acordo com o governo estadual.

O acidente aconteceu por volta das 6h deste sábado e, três horas depois, os bombeiros ainda atuavam no resgate das vítimas. Uma delas era o motorista do veículo, que ficou preso às ferragens.

O homem, que não teve o nome divulgado, foi encaminhado para o Hospital Municipal Souza Aguiar, no centro da cidade. A suspeita é que ele tenha sofrido fraturas nas pernas.

O Corpo de Bombeiros disse que removeu quatro vítimas para o Hospital Municipal Salgado Filho e duas para o Getúlio Vargas. Outras 13 foram levadas para hospitais da região pela corporação e pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).

Segundo o governo estadual, o acidente mobilizou quatro quartéis do Corpo de Bombeiros, com oito veículos, dos quais quatro ambulâncias. Foram usadas, no total, 19 ambulâncias para levar os feridos aos hospitais.

No Souza Aguiar, Moisés Barreto afirmou que o genro, de 26 anos, se preparava para descer quando ocorreu a batida. “Ele caiu por cima de todo mundo. Minha filha estava desesperada e chorando muito porque não sabíamos a gravidade, mas ele está bem, fazendo os últimos exames e vai ser liberado”, afirmou.

O COR (Centro de Operações Rio) comunicou que o acidente interditou a calha do BRT Transbrasil, no sentido centro, na altura da rua Santos Lima, próximo ao Into (Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad).

“Uma faixa da pista lateral também está ocupada pelos Bombeiros, para atendimento às vítimas. CET-Rio, Mobi-Rio e Polícia Militar também atuam no local”, informam. Devido à movimentação de veículos oficiais para resgate e remoção do veículo, a orientação é que motoristas evitem trafegar pela região.

O COR diz ainda que um desvio operacional no trecho foi implementado e orienta que os motoristas, para acessarem a avenida Francisco Bicalho, sigam pelo elevado do Gasômetro. Já para acessar São Cristóvão, utilizem a rua Bela.

Informações preliminares da Polícia Militar indicam que o motorista sofreu um mal súbito e o veículo ficou desgovernado. As causas do acidente, porém, serão ainda investigadas pela Polícia Civil, que fez diligências e perícia no local e está ouvindo as vítimas.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.