Briosa segura XV e garante vaga nas semifinais do Paulistão A2
Por Santa Portal em 27/03/2024 às 23:12
A Portuguesa Santista está classificada para as semifinais do Campeonato Paulista da Série A2. A Briosa segurou o empate contra o XV de Piracicaba, fora de casa, em 1 a 1, e avançou na soma dos placares, na noite desta quarta-feira (27).
Na semifinal, a Portuguesa Santista enfrenta o Noroeste, que eliminou o São Bento, time de melhor campanha da primeira fase. O jogo decisivo, que vale vaga no Paulistão 2025 será em Ulrico Mursa. Na outra semifinal, Velo Clube e Juventus-SP se enfrentam.
Por terem melhor campanha na soma de pontos da primeira fase com as quartas de final, Velo Clube (28 pontos) e Portuguesa Santista (27 pontos) decidem a vaga para o Paulistão de 2025 em casa. Na somatória, Noroeste tem 25 pontos e o Juventus-SP, 24.
As datas e horários das semifinais serão definidos pela Federação Paulista de Futebol. No entanto, pela data base, já é possível saber que as partidas serão realizadas nos dois próximos finais de semana.
O jogo
Com a vantagem por ter vencido o jogo de ida em Ulrico Mursa, a Portuguesa entrou em campo precisando apenas de um empate. Movido pela força da sua torcida, o Nhoquim foi pra cima, mas deixou espaços para o contra-ataque da Briosa.
Em um desses contra-ataques, Maranhão fez grande jogada pela esquerda e cruzou para Franco abrir o placar, logo aos 7 minutos, ampliando a vantagem da Portuguesa.
Precisando virar a partida, o XV teve mais posse de bola, mas não conseguiu converter em chances de gol.
Já no final da primeira etapa, aos 38 minutos, a Briosa reclamou um pênalti, após toque na mão do zagueiro adversário. O árbitro Fabiano Monteiro foi chamado pelo VAR para revisar o lance, mas depois de analisar as imagens, manteve a marcação de campo e mandou a partida seguir.
Na segunda etapa, o XV aumentou ainda mais a pressão para cima da Briosa. Logo aos 3 minutos, o XV chegou com perigo, mas Caio Cristian salvou em cima da linha.
Aos 11 minutos do segundo tempo, o árbitro marcou pênalti para o XV após falta de Lelê. O VAR novamente entrou em ação, marcando a falta fora da área. Mas por ser o último homem, Lelê acabou sendo expulso.
Pouco tempo depois de ficar com um jogador a mais, o XV conseguiu empatar a partida com Everton Kanela. Depois de um escanteio cobrado pela esquerda, o goleiro da Briosa saiu mal do gol, e após um bate rebate na área o camisa 24 do Nhoquim mandou a bola para o fundo do gol.
Com um a menos, a Briosa segurou o empate fora de casa e se garantiu nas semifinais do Paulistão A2.