Briosa perde e deixa disputa pelo mata-mata para a última rodada
Por Rodrigo Cirilo em 09/03/2024 às 19:00
Em confronto da penúltima rodada, a Portuguesa Santista perdeu por 3 a 0 para o Capivariano, na tarde deste sábado (9), na Arena Capivari. Com a derrota, que teve gols de Tarcísio, Thiaguinho e Baianinho, a Briosa desperdiçou a oportunidade de se classificar antecipadamente para as quartas de final do Campeonato Paulista A2.
A Briosa permanece na sexta colocação, com 20 pontos, e depende apenas de si para avançar de fase. Aliás, o Rio Claro, que poderia ultrapassá-la, tomou o empate nos minutos finais da partida contra o São Bento, que aconteceu simultaneamente. O Azulão está na sétima posição, com 18 pontos.
Para seguirem nestas posições ao término da rodada, ambas as equipes dependem do confronto entre Juventus (8º) e Noroeste (9º), marcado para domingo (10), às 10h. O Moleque Travesso tem 18 pontos e o Norusca 17.
Já o Capivariano se livrou do risco de rebaixamento e, de quebra, sacramentou o descenso do Monte Azul. Após sua terceira vitória na competição, o Leão da Sorocabana saltou para a 11ª colocação, com 15 pontos, e ainda sonha com uma vaga no G-8.
Todas as partidas da última rodada acontecem no próximo sábado (16), às 15h10. A Briosa recebe o Linense, em Ulrico Mursa, enquanto o Capivariano visita o Velo Clube, no estádio Benitão, em Rio Claro.
O jogo
A Briosa criou a primeira chance de gol da partida aos 13 minutos, quando o zagueiro Jemmes tentou sair jogando na defesa e foi interceptado por Maranhão. O ponta-esquerda da Briosa finalizou de fora da área, parando na defesa do goleiro Anderson. Na sequência, Caíque subiu mais alto que a zaga alvirrubra e testou para fora, rente à trave direita.
Após os lances lusitanos, as melhores oportunidades ficaram com o Capivariano. Até que aos 27, em cruzamento do meio-campista Passari, o lateral-esquerdo Tarcísio antecipou Kellyton, que entrou minutos antes no lugar do lesionado Vinicios Andrade, e cabeceou para abrir o placar: 1 a 0.
No lance seguinte, o meia-atacante Carlos Eduardo limpou a marcação de Lucas Cunha e chutou colocado, da meia-lua. Apesar de vencer Coradin, o chute explodiu na trave esquerda rubro-verde.
Reservas ampliam o placar
Aos 15 minutos da segunda etapa, as duas alterações do técnico Élio Sizenando, Thiaguinho e Baianinho, envolveram o sistema defensivo da Briosa em uma bela troca de passes, concluída na finalização de Thiaguinho, que apenas empurrou para o gol vazio.
A Briosa tentou buscar o resultado, mas foi Baianinho que balançou as redes. Já no ‘apagar das luzes’, aos 46, o atacante recebeu o longo lançamento do goleiro Anderson e deslocou Coradin, dando números finais de 3 a 0 para a partida.