Briosa empata com São José e mantém briga acirrada pelo mata-mata
Por Rodrigo Cirilo em 02/03/2024 às 17:32
Após sair na frente do placar, a Portuguesa Santista empatou em 1 a 1 com o São José, na tarde deste sábado (2), no Estádio Martins Pereira, no Vale do Paraíba. O confronto foi válido pela 12ª rodada do Campeonato Paulista A2.
Com o desfalque de dois meio-campistas titulares, Ítalo Henrique (suspenso) e Franco (lesionado), a Briosa sofreu na criação de jogadas e contou com a bola área para abrir o placar, no cabeceio do zagueiro Vavá, aos cinco minutos da primeira etapa. O São José igualou com o meia-atacante João Gabriel, aos 19.
O resultado manteve a Briosa na última vaga da zona de classificação para o mata-mata, o G-8, com 17 pontos. No entanto, o Oeste (9º) pode ultrapassá-la ainda nesta rodada. Para isso, basta um empate do Rubrão na partida contra o Juventus, às 19h, na Arena Barueri. O São José, por sua vez, apesar de atingir o terceiro empate consecutivo, segue na liderança isolada, com 26 pontos.
O próximo compromisso da Briosa é contra o Rio Claro, na quarta-feira (6), às 20h, em Ulrico Mursa. Simultaneamente, o São José visita a outra equipe de Rio Claro na competição, o Velo Clube, no Benitão.
Início agitado
Não demorou muito tempo para a Briosa furar a defesa menos vazada do campeonato, que não tomava gols há oito jogos. Aos cinco minutos, Kaio Cristian cruzou milimetricamente na cabeça de Vavá, que ganhou da zaga adversária e testou no canto esquerdo do goleiro Ariel: 1 a 0. Aliás, o zagueiro é o vice-artilheiro da equipe, com três gols marcados, um a menos que Franco.
Contudo, a vantagem santista foi passageira. Após doze minutos de pressão intensa, o ponta-esquerda Serafim venceu a corrida contra Vinicios Andrade e cruzou rasteiro para a entrada da área, onde estava o meia-atacante João Gabriel. De primeira, o camisa 10 concluiu para igualar o placar: 1 a 1. Com o tento, o atleta joseense atingiu a artilharia isolada da A2, com sete gols.
Aos 25, um novo cruzamento achou João Gabriel livre. Desta vez, o artilheiro recebeu o passe do lateral-direito Léo Pereira na pequena área, entretanto, não conseguiu amortecer a força da bola, finalizando por cima do gol vazio.
Após a parada para hidratação, aos 27, a Briosa ‘esfriou’ o ímpeto do São José. No entanto, com dificuldade na criação de jogadas, não gerou perigo para a defesa adversária.
Pressão Joseense
Na volta do segundo tempo, a Águia do Vale retomou a busca pela virada. Aos cinco, o meio-campista Nicola arriscou de fora da área, exigindo defesa de Coradin, que espalmou para o lado. No rebote, Serafim cruzou para João Gabriel. Após dividida do camisa 10 com o goleiro rubro-verde, a bola ficou rondando a pequena área até Vavá afastar o perigo.
Aos 11, em mais um duelo vencido contra Vinicios Andrade, Serafim arrancou até a grande área e finalizou cara a cara com Coradin. Na ponta da luva, o arqueiro desviou a bola para escanteio, impedindo a virada joseense.
Briosa contra-ataca
Assim como na primeira etapa, a resposta santista veio após a parada para hidratação. Aos 26, Léo Santos encontrou uma brecha na intermediária adversária e finalizou de fora da área. A conclusão explodiu no travessão de Ariel.
Já aos 41, Lucas Paraíba lançou para Diogo Carlos, que concluiu de bate-pronto. Contudo, o goleiro Ariel espalmou para escanteio. O atacante teve nova oportunidade quatro minutos depois, após bela jogada de Kaio Cristian, que o deixou livre na área. No entanto, o camisa 18 isolou a bola, sacramentando o empate de 1 a 1.