11/08/2025

Brasileiro fecha turno do asterisco e consagra 10 anos de Flamengo x Palmeiras

Por Igor Siqueira/Folha Press em 11/08/2025 às 19:03

Gilvan de Souza / Flamengo
Gilvan de Souza / Flamengo

O primeiro turno do Brasileiro termina nesta segunda-feira (11) com vários asteriscos.

Juventude e Corinthians completam a 19ª rodada de um campeonato cujo retrato ainda reflete as adaptações para o Mundial de Clubes e os efeitos dos playoffs da Sul-Americana. Faltam 13 jogos por disputar para completar os 190 do turno completo.

Mas já é possível perceber algumas tendências e reconhecer surpresas.

Primeiro, o campeonato reforça os dez anos da disputa constante de Flamengo e Palmeiras na briga pelo título. Desde 2016, Flamengo e Palmeiras, juntos, venceram seis dos nove títulos disputados. E pelo menos um deles esteve na briga pelo título nos outros três Corinthians (2017), Atlético-MG (2021) e Botafogo (2024) foram os outros campeões no período.

O turno dos favoritos

O investimento alto de Flamengo e Palmeiras, somado ao do Cruzeiro, se reflete na tabela. Ainda com um jogo a menos do que a maioria diante do lanterna Sport, o Flamengo fechou o turno na liderança.

O Fla abriu três pontos sobre o Cruzeiro e quatro sobre o Palmeiras, com dois jogos a menos. Então, mesmo se o time de Filipe Luís e o Palmeiras vencerem os jogos que restam para completar 19 partidas, o rubro-negro teria um ponto a mais.

Três dos cinco primeiros colocados, aliás, estiveram no Mundial de Clubes: Flamengo (1º), Palmeiras (3º) e Botafogo (5º). O Fluminense emendou uma sequência de derrotas após ser semifinalista e caiu para nono (com dois jogos a menos).

O artilheiro

Kaio Jorge terminou o turno como artilheiro do Brasileiro, com 13 gols. A fase é ótima, apesar das derrapadas recentes do Cruzeiro, que permitiram ao Flamengo abrir uma gordurinha na frente.

Vegetti e Arrascaeta, de Vasco e Flamengo, chegaram a dez gols e são os concorrentes mais próximos.

O mais eficiente

O Flamengo tem o melhor ataque, com 33 gols, e a melhor defesa (oito gols cedidos). O Fla também é o time que menos perdeu: foram duas derrotas até agora, para Santos e Cruzeiro.

Mas o time em melhor momento é o São Paulo: desde a chegada do técnico Hernán Crespo, já são cinco vitórias seguidas (pelo Brasileirão, já que o time foi eliminado na Copa do Brasil no meio da semana).

Por outro lado, o Juventude foi quem mais perdeu: 11 derrotas, número que ainda pode aumentar nesta segunda-feira (11).

A surpresa

O Mirassol é a maior zebra do campeonato até aqui. Para quem apontava, antes do campeonato, que o time do interior de São Paulo já estaria “condenado” a voltar à Série B, o saldo é muito, mas muito diferente. O time está em sexto, vinha de uma série de nove jogos sem perder e só caiu no jogo passado, contra o Flamengo, no Maracanã.

Nesse Mirassol, é preciso destacar o trabalho do técnico Rafael Guanaes. Ele até ganhou o reforço recente do centroavante Chico da Costa, que pinta como destaque do time.

Queda livre

O time que perdeu as asas depois do Mundial de Clubes é o Red Bull Bragantino. Chegou a brigar pela liderança, mas engatou cinco derrotas consecutivas até o momento.

Já tem um rebaixado? Calma

O Sport não vai ser o pior time em um turno da era dos pontos corridos. Mas só no 17º jogo válido pela 19ª rodada é que conseguiu vencer a primeira: pior para o Grêmio, em plena Arena.

Faz parte da reação sob o comando do técnico Daniel Paulista. Mas será que vai ter perna para sair do Z4? A distância no momento é de nove pontos para o Vitória, primeiro time fora da zona.

Casa cheia

Os cinco maiores públicos do Brasileirão até o momento são de jogos com a presença do Flamengo — os quatro primeiros tiveram o rubro-negro como mandante.

O recorde é o Flamengo x São Paulo, com 63.330 pagantes e que também teve a maior renda bruta (R$ 4.693.377,50).

Já o menor público foi o Red Bull Bragantino x Ceará, com 2.516 pagantes.

Os jogos que ficaram para trás

Fluminense x Ceará

Botafogo x Mirassol

Palmeiras x Juventude

Sport x Flamengo

Santos x Palmeiras

Mirassol x Fluminense

Juventude x Vasco

Atlético-MG x Sport

Bahia x Internacional

Vasco x Bahia

Atlético-MG x Fortaleza

Grêmio x Botafogo

Juventude x Corinthians (nesta segunda-feira)

A CBF vai encaixar os jogos restantes em datas de meio de semana, quando os times envolvidos não estiverem em Libertadores ou Copa do Brasil.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.