Brasileiro faz sucesso nos EUA comercializando alimentos à base de palmito
Por Santa Portal em 12/05/2022 às 09:11
A Natural Heaven é uma empresa norte-americana localizada em Pompano Beach, na Flórida, que foi fundada por um empresário brasileiro que viu na mudança de hábitos alimentares a oportunidade de realizar seu sonho de empreender e, ao mesmo tempo, utilizar seus conhecimentos em produção industrial para criar uma solução a um problema grave e crescente: o adoecimento da população a partir de uma alimentação pobre, calórica e cheia de riscos. Foram esses hábitos que resultaram na morte de seu pai, o cardiologista Nicola Mortati, aos 58 anos, vítima de um infarto. Filho de italianos, o médico formado pela Unicamp, que também era pesquisador e estava se dedicando ao doutorado, gostava de se reunir com a família e os amigos em torno de uma mesa farta com massas e muitas calorias.
Alguns anos mais tarde o próprio Raphael, já pai de João e Júlia, notou em seus exames de sangue índices de colesterol e triglicérides elevados, o que o fez repensar sua própria alimentação e hábitos.
Foi a motivação que faltava para que ele estudasse um modo de desenvolver produtos que lhe entregassem o sabor similar àqueles que consumia, porém com menos chance de causar estragos à saúde.
O pensamento que o impulsiou foi “se eu não posso mudar os meus hábitos, será que eu não consigo alterar os ingredientes dos produtos que eu gosto?”. E foi exatamente o que ele fez quando pesquisou, desenvolveu, encontrou os parceiros certos e lançou, entre 2017 e 2020, os três primeiros produtos da Natural Heaven: a lasanha, o spaghetti e o macarrão “cabelo de anjo”, todos feitos à base de palmito, com baixíssimo teor calórico e índice glicêmico, além de cetogênicos.
Raphael é administrador de empresas e, depois de trabalhar em grandes indústrias de alimento em sua trajetória profissional, entendeu que conseguia utilizar o palmito e segredos industriais específicos para montar toda uma linha de produção na América Central que, hoje, produz para abastecer todos os estados da América do Norte. Nos últimos dois anos, com a pandemia e o crescimento de pedidos online, Raphael viu seu negócio crescer exponencialmente. Os produtos da Natural Heaven estão presentes em mais de 5200 lojas e na principal rede de supermercados de produtos naturais dos EUA, a Whole Foods. O negócio, que começou com um faturamento de R$ 500 mil, hoje fatura R$ 20 milhões. Estão em desenvolvimento outras linhas de produto que devem ser lançadas em breve.
O mercado norte-americano e o potencial do palmito
Um dos problemas que o empresário identificou quando começou a estudar produtos à base de palmito foi justamente o custo de sua matéria-prima. Com a sua produção diminuída em todo o mundo, o custo do palmito era muito alto, o que tornava difícil o acesso aos produtos desenvolvidos utilizando o vegetal em sua base. Esse dado corroborava com a ideia de que produtos saudáveis tem mais valor e se tornam, por isso, menos acessíveis à população. A solução que Raphael encontrou estava no Equador e na Costa Rica, onde o empresário também ajudou a montar toda a linha de produção que tornava os alimentos próprios para manuseio, armazenamento e consumo. Como resultado conseguiu devolver um produto cuja refeição custa menos de três dólares.
Outra característica do mercado norte-americano foi a conquista de um esquema logístico que permite, atualmente, a entrega de todos os produtos (hoje são nove) em qualquer lugar do território norte-americano em até dois dias. Os pedidos podem ser feitos pelo site (https://eatnaturalheaven.com/).
Além de não prejudicarem a saúde, os produtos da Natural Heaven colaboram para a sua promoção: estabilizam os níveis de açúcar no sangue, promovem saúde digestiva, ajudam na perda de peso e aumentam a força dos ossos e a imunidade. Enquanto uma refeição com a massa comum tem aproximadamente 900 calorias, uma com os produtos da Natural Heaven tem em média 70 calorias e podem ser preparadas em cerca de quatro minutos.
Em relatório de março deste ano a Spoonshot, pesquisadora de mercado que usa inteligência artificial para identificar tendências emergentes, publicou uma lista dos 25 maiores empreendimentos inovadores no setor de alimentos e bebidas e os cinco primeiros incluem, dentre outros, a Natural Heaven (https://www.foodbusinessnews.net/articles/21031-the-top-five-entrepreneurial-game-changers). Não é para menos. Com uma população que inclui 45 milhões de norte-americanos em dieta, 100 milhões com diabetes e 160 milhões considerados obesos, a preocupação com mais saúde e bem-estar é uma questão de sobrevivência.