02/05/2022

Brasil não é convidado para reunião do G7 pelo 3º ano seguido

Por Ansa Brasil em 02/05/2022 às 13:52

Divulgação/Palácio do Planalto
Divulgação/Palácio do Planalto

A Alemanha anunciou nesta segunda-feira (2) a lista de países convidados para a reunião dos líderes do G7 e, pelo terceiro ano seguido, o Brasil ficou de fora do encontro.

Para os debates que serão realizados entre os dias 26 e 28 de junho, no Castelo de Schloss Elmau, em Garmisch-Partenkirchen, foram convidados os governos da África do Sul, Índia, Indonésia e Senegal, informou o porta-voz de Berlim, Steffen Hebestreit.

O G7 é formado por, além dos alemães, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido e deverá ter como principal pauta as questões que envolvem a guerra iniciada pela Rússia na Ucrânia. Todos os membros aplicam sanções duras contra Moscou e ajudam o governo de Kiev financeira e militarmente.

As três reuniões anteriores em que o Brasil foi ignorado tinham como anfitriões a França, em 2019, os Estados Unidos, em 2020, e o Reino Unido, em 2021. Com isso, caso não seja reeleito, o presidente Jair Bolsonaro ficará de fora de todos os encontros do tipo, um dos principais do mundo em termos políticos, de seu mandato atual.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.