04/04/2016

Brasil conquista duas medalhas de prata e três de bronze no Grand Prix de Judô em Samsun

Por #Santaportal em 04/04/2016 às 12:44

JUDÔ – Cinco brasileiros em ação no Grand Prix de Samsun, na Turquia, chegaram ao pódio. Rafael Buzacarini e Mariana Silva conquistaram a medalha de prata, enquanto Tiago Camilo, Rafael Silva e Sarah Menezes ficaram com o bronze.

Buzacarini percorreu um caminho duro no torneio. Ele passou por Aleksander Mskhaladze, da Geórgia, Patri Moser, da Suíça, Tsogtgerel Khutag, da Mongólia, e pelo português Jorge Fonseca. Na decisão pelo ouro, enfrentou o georgiano Beka Gviniashvili, perdeu pela pontuação mínima de um yuko.

A campanha de Mariana Silva mostrou que a atleta que conseguiu continua aprimorando seu judô. Ela venceu dois combates por ippon e outras duas lutas por ter sido punida menos vezes que a adversária. No primeiro confronto da noite, a brasileira passou pela russa Pari Surakatova na diferença de punições (2 a 1). Depois da estreia, na segunda luta, venceu com um ippon a croata Andreja Dakovic.

Nas quartas-de-final, de novo por ippon, venceu a austríaca Kathrin Unterwurzacher, cabeça de chave número um da competição e atual quarta colocada no ranking mundial. Na semifinal, outra vitória sobre uma austríaca, Hilde Draxler, mas dessa vez na diferença de punições (2 a 1). Na final, a luta terminou sem pontuação ou punição para nenhuma das duas atletas no tempo normal. Com pouco mais de dois minutos da prorrogação (golden score), Mariana foi punida e encerrou a luta com vitória de Margaux Pinot.

Tiago Camilo, por outro lado, foi impecável até a semifinal, vencendo François Saad, do Líbano, Alexander Grigorev, da Rússia, e Samat Yessen, do Cazaquistão, todos por ippon. Na semi, ele pontuou com um yuko, mas Mammadali Mehdiyev, do Azerbaijão, fez dois yukos e o brasileiro foi para a disputa do bronze. Na decisão, Tiago começou perdendo por um waza-ari, empatou a seis segundo do fim da luta e pontuou novamente no tempo extra (golden score) para superar o espanhol Nikoloz Sherazadishvili e ficar com a medalha.

Rafael Silva venceu Aliaksander Vakhaviak, da Bielorrússia, e não passou por Levani Matiashvili, da Geórgia, nas quartas. Na repescagem, Baby venceu Barna Bor, da Hungria, na diferença de punições (1-0) e classificou-se para a disputa do bronze. Na luta pela medalha, ele enfrentou o também brasileiro David Moura. O duelo brasileiro foi marcado pelo equilíbrio e decidido no golden score depois de um empate nas punições (1-1) no tempo normal. No final, a medalha foi para Baby, que conseguiu pontuar com um yuko.

A campeã olímpica de Londres 2012, Sarah Menezes, começou a competição. Vencendo por ippon a portuguesa Joana Diogo. Nas quartas-de-final, Sarah parou no yuko da francesa Laetitia Payet, mas se recuperou na repescagem, também por yuko, diante da turca Nazlican Kilic, garantindo-se na luta pelo terceiro lugar. Em combate equilibrado, Sarah teve postura mais agressiva e venceu por uma diferença mínima ao levar a adversária a sofrer um shido (punição).

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.