Bertioga tem 'chuva' de sementes de palmeiras

Por Santa Portal em 21/07/2023 às 11:00

Reprodução/Guia de Áreas Protegidas
Reprodução/Guia de Áreas Protegidas

Seis toneladas de sementes de palmeira juçara serão despejadas por um helicóptero sobre Bertioga, entre esta sexta-feira (21) e sábado (22). A iniciativa faz parte do Programa Juçara, da Fundação Florestal, vinculada à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) do Governo do Estado de São Paulo.

O Programa tem como objetivo aumentar a quantidade de palmeiras juçara nas Unidades de Conservação (UC) de Proteção Integral e nas áreas protegidas particulares.

A palmeira juçara é uma palmeira chave na Mata Atlântica que alimenta mais de 68 animais da floresta. Devido à exploração descontrolada dela, para a retirada de palmito, tornou-se restrita a poucas UC.

De acordo com a Semil, a cada ano são lançadas toneladas de sementes nas UC de Proteção Integral. A iniciativa acontece no Vale do Ribeira e no Parque Estadual da Serra do Mar, e o lanço se dá de forma aérea, imitando a chuva de sementes realizada pela palmeira.

Além de Bertioga, que recebe a iniciativa pela a primeira vez, as sementes também serão despejadas em unidades de conservação de São Sebastião e Caraguatatuba.

Em 2021, 360 hectares foram repovoados em UCs no Vale do Ribeira e em núcleos no Parque Estadual da Serra do Mar. Já em 2022, foram 236 hectares.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.