02/09/2020

Batismos e casamentos estão permitidos em igrejas da Baixada Santista

Por #Santaportal em 02/09/2020 às 10:37

EVENTOS RELIGIOSOS – Igrejas da Baixada Santista já estão liberadas a realizar casamentos, batismos, primeira comunhão, entre outras atividades religiosas. Um decreto ampliando o retorno gradual desses eventos foi editado pela Diocese de Santos.

Essa é a segunda etapa de flexibilização nos templos católicos regionais, desde 14 de julho, quando voltaram a permitir a presença de fiéis durante a eucaristia. Por enquanto, seguem suspensas peregrinações, procissões, festejos, romarias e concentrações religiosas. 

O documento, assinado pelo bispo diocesano de Santos, Dom Tarcísio Scaramussa, estabelece a retomada das atividades religiosas, seguindo as condições de preparação de cada paróquia regional. 

No comunicado, o líder religioso elenca fatores que permitiram a volta destas atividades, como a estabilização de casos confirmados na região e a “necessidade de aprofundamento e vivência da fé em meio às dificuldades e carências de um tempo de pandemia”. 

Uso de máscaras e higienização das mãos com álcool gel continuam obrigatórios aos fiéis. 

Festa da Padroeira  

Apesar do decreto permitindo a liberação destes eventos, a missa campal e as tradicionais homenagens à padroeira de Santos, Nossa Senhora do Monte Serrat, que ocorrem no próximo dia 8, continuam suspensas. Neste ano, devido à pandemia, os festejos em celebração à santa sofreram alterações.

Para evitar aglomeração, no último dia 23 de agosto, a imagem desceu do alto do morro, pela primeira vez, no bondinho. Na data, a missa realizada no Santuário do Monte Serrat foi celebrada para cerca de 20 moradores do morro.

Após a celebração, a imagem da santa percorreu as ruas da Cidade, em uma carreata que seguiu até a Catedral de Santos, no Centro Histórico. No local, uma missa presencial com credencial para apenas 100 pessoas foi celebrada. 

No próximo dia 8, a missa principal, celebrada por dom Tarcísio, ocorrerá às 14h. Já às  15h30 será realizado o ato de Consagração à Padroeira de Santos, com a imagem em um carro de som, ao lado da Prefeitura, durante nova carreata (substituindo a tradicional procissão).

Do local ela seguirá para o Gonzaga e Ponta da Praia (igualmente passando por unidades de saúde), retornando ao Centro por volta das 17h30, quando a imagem da padroeira será levada de volta ao santuário, também no bondinho.

 

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.