Bares e restaurantes se unem para ajudar cantor santista com leucemia
Por Marcela Morone em 24/11/2022 às 11:00
Em uma corrente do bem, bares e restaurantes de Santos se uniram na campanha #TocaMagano para ajudar o cantor santista Conrado Pouza, de 42 anos, que foi diagnosticado com leucemia aguda em outubro.
A empreendedora Harianne Barros, administradora da pizzaria Graminha, no bairro Boqueirão, organizou uma ação que reverterá 10% da renda da venda de pizzas para Pouza. Com data marcada para 1º de dezembro, os clientes poderão pedir, também, um pizza de sabor criado pelo próprio cantor, que é formado em Gastronomia.
Além disso, a partir do dia 28 de novembro até a data da ação, os clientes também poderão apresentar uma comprovante de doação de sangue e ganhar uma pizza brotinho de chocolate, totalmente de graça.
Harianne conta que esteve com o cantor uma semana antes de Pouza receber o diagnóstico de leucemia. A empreendedora faz trabalho voluntário em hospitais e teve interesse em ajudar o artista.
“Leucemia é um tipo de doença que precisa de doação constante de sangue. Ele conhece muita gente e, quando foi divulgado, todo mundo foi doar ao mesmo tempo. Só que agora deu uma caída nas doações, então precisa ser constantemente comunicado, constantemente lembrado que as pessoas precisam doar sempre. Tem que ter um rodízio, que quem doou já não pode doar tão cedo. Por isso que estou fazendo a ação. Como ele está sem tocar, ele precisa de apoio financeiro e, o mais importante, ele precisa de doação de sangue”, explica.
Há uma semana, o bar Quintal da Véia, na Vila Matias, iniciou uma campanha em que clientes podem doar o valor de um chopp para ajudar na recuperação de Pouza.
Gaia Rondon, uma das donas do bar, conta que o artista é uma das pessoas mais generosas que já conheceu. “O Conrado é nosso amigo, além de músico. Ele foi o primeiro a tocar no Quintal da Véia, é nosso padrinho e toca de 15 em15 dias no Quintal, trazendo muito talento, carisma e alegria”, diz.
Como o cantor é autônomo e não está trabalhando devido ao tratamento da doença, Gaia resolveu realizar essa campanha permanente de doações. “A verba dessas doações é um apoio para segurar a barra que é ficar internado, parar os planos e mudar toda uma rotina, depois de um diagnóstico sério, que doeu bastante na gente também”, conta.
Toca Raul, ou melhor, #TocaMagano
A ideia da campanha #TocaMagano surgiu com Diego Lopes, fundador do Coletivo Saruê, que promove um evento com músicos da cidade todo sábado. De acordo com Lopes, o nome da campanha surgiu da expressão Toca Raul, bordão que virou marca do cantor Raul Seixas e que era usada pelo público no intervalo das músicas nos shows do cantor.
No caso, Magano é a música mais famosa de Pouza. “Sempre quando o Conrado se apresenta, sempre alguém grita ‘toca Magano’, aí ele toca porque é quase que um hino. Então, a ideia de ter o #TocaMagano é porque representa muito ele”, explica Lopes.
Lopes conta que, logo que o diagnóstico do cantor veio a público, houve uma mobilização entre os donos de bares de Santos em que Pouza costumava se apresentar. “A gente já estava se falando como a gente pode se organizar de forma que todo mundo lance uma campanha única porque, se não, cada um ia ficar lançando uma campanha individualmente, e talvez a gente não tivesse a mesma força que todos os bares juntos”, conta.
As doações no Banco de Sangue de Santos podem ser feitas das 7h às 17h, de segunda a sexta-feira. Aos sábados, as doações podem ser realizadas das 7h às 15h.
Os interessados em ajudar Conrado financeiramente podem realizar doações via Pix por meio da chave 283.088.268-73.