Barbeiro santista cria projeto para ajudar pessoas a arcarem com próteses capilares

Por Santa Portal em 29/07/2024 às 05:00

Acervo Pessoal
Acervo Pessoal

O santista Raphael Rosa, de 33 anos, cresceu em uma família de cabeleireiros e está no ramo da barbearia desde os 18, tendo descoberto recentemente a área da prótese capilar, um nicho que o proporcionou a possibilidade de se conectar com pessoas diversas não só através do ofício, mas de um laço afetivo. 

Um dos casos de maior engajamento de seu trabalho nessa área ocorreu há um ano, através da história do menino Marquinhos, de 6 anos – mesma idade do filho do barbeiro – que possui em seu rosto marchas de um acidente doméstico grave com óleo de cozinha, tendo perdido, também, o cabelo, em sua totalidade.

Em entrevista ao Santa Portal, Raphael Rosa relata que foi procurado pela madrinha da criança para aplicação do material, mas para tornar o sonho realidade, precisou contar com a ajuda de sua família e do fornecedor de próteses. O profissional conta que sempre quis mudar a vida das pessoas, e, por isso, teve a ideia de criar o projeto “Meu Cabelinho”, inspirado pelo sucesso do caso.

“O meu intuito é ajudar as crianças a viverem com menos peso e mais alegria na sociedade, por meio da colocação de próteses. A maioria das famílias não pode arcar com os custos de uma peça de prótese capilar, assim como a mão de obra e manutenção”, diz o barbeiro. “Por isso, o projeto é uma campanha de arrecadação para comprar todos os materiais necessários. Não tenho interesse em cobrar absolutamente nada, então a mão de obra não terá custo algum para quem receber a doação”, acrescenta.

A experiência por Marquinhos não só deu mais visibilidade ao cabeleireiro como, segundo suas palavras, foi um dia cheio de emoções. “Ele estava muito alegre e entusiasmado. Eu estava apreensivo, pois nunca havia colocado uma prótese total, muito menos em uma criança. Mas, para minha surpresa, fui contemplado com um baile de aprendizado, uma verdadeira lição de vida e experiência surreal que mudou minha vida”, relata. 

Um outro caso viral

Após a história de Levi viralizar, outras famílias entraram em contato com o barbeiro, mas nem sempre era possível ajudar, já que muitas eram de outro estado, ou muito pequenas para usar uma prótese. Em abril deste ano, o pai de mais uma criança entrou em contato para obter informações. Dessa vez, a ajuda seria para uma menina que, por coincidência, tem a idade de sua filha.

Em julho, o procedimento foi realizado em Kyara, de 13 anos, transplantada ao ser diagnosticada com um tumor maligno inoperável. Após o tratamento, os cabelos foram muito afetados, atrapalhando seus estudos e a convivência com os outros alunos. Raphael Rosa explica que a prótese da menina teve um preço especialmente alto por ser uma peça com cabelos compridos, que ficaria pronta apenas em seis meses. 

“Ela tinha uma necessidade de voltar a estudar já que precisou parar por sofrer bullying na escola. Optei por uma peça provisória que não tem muita conexão com ela, mas já servirá para o propósito. As aplicações feitas foram custeadas apenas por mim e minha família com o intuito de ajudar mesmo”.

Arrecadação

Para arcar com os custos do projeto, o barbeiro conta com a colaboração de quem puder ajudar. Basta clicar no link para doar uma certa quantia ou entrar em contato pelo número (13) 99754-0049.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.