Bandidos obrigam motorista a colidir ônibus em totem de segurança

Por Santa Portal em 11/09/2022 às 13:01

Divulgação
Divulgação

Idealizados pela Prefeitura de São Vicente para prevenir e reprimir a criminalidade em geral, os totens de segurança instalados em maio na cidade estão sendo vítimas dela. Dois marginais encapuzados e portando arma de fogo renderam o motorista de um ônibus e exigiram que ele projetasse o veículo contra um desses equipamentos para destruí-lo.

O atentado aconteceu por volta das 4h30 da última quinta-feira (8), no Jardim Rio Branco, na Área Continental, conforme apurou o Santa Portal. O coletivo é da empresa BR Mobilidade e os bandidos aproveitaram o fato dele estar sem passageiros e parado no ponto final para dominar o motorista.

Mediante ameaça de morte, a vítima foi obrigada a dirigir o ônibus e atingir o totem de segurança instalado na Avenida Deputado Ulisses Guimarães, no mesmo bairro do ponto final. Após a colisão, os criminosos fugiram a pé. O motorista não se feriu e o equipamento ficou danificado, bem como o veículo.

O delegado Thiago Espinha Garcia, da Delegacia de São Vicente, registrou o caso como constrangimento ilegal e dano, que é qualificado porque foi contra o patrimônio público. O motorista afirmou que não tem condições de reconhecer os bandidos devido ao uso de capuzes. A Polícia Civil ainda não tem pistas dos marginais.

A Prefeitura instalou 30 totens de segurança em pontos estratégicos da cidade. Com quatro metros de altura, eles têm câmeras de última geração com visão 360º integradas ao Centro de Controle Operacional (CCO). Também são dotados de botão de pânico, que possibilitam às pessoas falar em tempo real com a Guarda Civil Municipal (GCM).

Três equipamentos, pelo menos, já foram destruídos, além do que foi atingido pelo ônibus. Por ocasião dos primeiros ataques, o prefeito Kayo Amado afirmou que “o trabalho está incomodando” e que tais ações não o intimidará. Segundo ele, os totens também objetivam coibir o descarte irregular de resíduos da construção civil e o abandono de pessoas em situação de rua trazidas de outros municípios em vans. (EF)

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.