23/02/2015

Bancários paralisam Caixa Econômica contra privatização

Por #Santaportal em 23/02/2015 às 15:26

SANTOS – Os funcionários da Caixa Econômica Federal e a diretoria do Sindicato dos Bancários de Santos e Região paralisaram uma agência da instituição na manhã de segunda-feira (23) no Centro de Santos. O grupo é contra a abertura do capital do único banco 100% público do país na bolsa de valores. A interdição na agência foi até as 12 horas.

A data escolhida para o prostesto é simbólica, de acordo com o Sindicato, pois é o dia em que a nova presidente da instituição toma posse, a ex-ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior. Desde às 7 horas, os manifestantes estiveram na porta da agência com cartazes e panfletos. Cerca de 20 pessoas participaram.

A preocupação dos bancários em relação a possível privatização da Caixa é em relação aos projetos e benefícios que ela é patrocinadora e/ou agente pagadora. Os exemplos são, patrocina Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES), repassa recursos das loterias para projetos sociais e instituições subordinadas ao Governo Federal na área de esportes, seguridade social, educação, cultura e segurança penitenciária.

Além disso, a Caixa centraliza operações como o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), Programa de Integração Social (PIS) e Habitação popular (Programa de Arrendamento Residencial – PAR, Carta de Crédito, FGTS, entre outros). É agente pagador também do Bolsa Família, programa de complementação de renda do Governo Federal e do Seguro-desemprego.

Um incidente foi relatado pelos bancários, que alegam terem sido ameaçados por policiais militares que chegaram ao local por volta das 8h40. De acordo com os manifestantes, os PMs alegaram que iriam prender todos os sindicalistas e levá-los para delegacia. Além disso, ainda segundo o grupo, os policiais tentaram intimidar jornalistas que cobriam a ação pelo sindicato.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.